DESIGUALDADE DE RAÇA E GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA EQUIDADE A PARTIR DO PERFIL DO ALUNO
Resumo
O presente estudo traz um panorama do recorte de raça e gênero no ensino superior a partir da Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos graduandos as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) do ano 2018. Nesse sentido, objetivou-se analisar disposições quanto raça e gênero no ensino superior entre os anos de 1996 e 2018, período de realização da primeira e da última pesquisa. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo bibliográfico, além de um estudo em documentos oficiais. Percebeu-se que as mulheres são maioria no ensino superior desde a primeira pesquisa realizada no ano de 1996 e que os brancos foram maioria no ensino superior até meados da década de 2000.
Referências
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos estudantes de graduação das IFES. 2016. Disponível em <http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf> Acesso em 03 de Dez. 2020.
__________________. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFEs. 2019.Disponível em <http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/> Acesso em 03 de Dez. 2020.
BARATA, R. B. Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. 120 p. (Coleção Temas em Saúde)
FERREIRA, N. T. Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.27, n.104, p. 476-498, jul./set. 2019
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). População negra conquista espaço no ensino superior. Disponível: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35896 Acesso em: 01 de Dez. 2020.
LÁZARO, A; MONTECHIARES, R. Presença das mulheres na educação superior: conquistas e desigualdade persistente. In: BARRETO, A. Cadernos do GEA. n.6 (jul./dez. 2014). Rio de Janeiro: FLACSO, 2012- v.
LIMA, M; RIOS, F; FRANÇA, D. Articulando Gênero e raça: a participação das mulheres no mercado de trabalho (1995-2009).In: Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil / organizadoras: Mariana Mazzini Marcondes ... [et al.]. Brasília: Ipea, 2013, pp. 35-52.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior: Resumos técnicos. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6960488>. Acesso em: 30 out. 2020.
______. Censo da educação superior 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf Acesso em: 30 Out. 2019.
MOEHLECKE, S. AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: entre a excelência e a justiça racial. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 88, p. 757-776, Especial - Out. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000300006&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: 02 de Dez. 2020
SANTANA, M. L. VAZ, S. As Comissões de Verificação e o direito a (dever de) proteção contra a falsidade de autodeclarações raciais. In: DIAS, G. R. M. TAVARES JUNIOR, P. R. F. (Org.) Heteroidentificação e cotas raciais: dúvidas, metodologias e procedimentos. Canoas: IFRS campus Canoas, 2018.p. 32-79.
SANTOS, M. M. Implementação das políticas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006. 2014. 93 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, 2014.
SEPULVEDA, B. T.; LOPES, B. C. Desigualdades raciais e ações afirmativas: o preto no branco na universidade brasileira. Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.2, n.1, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/ci/article/download/14169/8811/> Acesso em: 03 de Dez. 2020.
SOTERO, E. C. Transformações no acesso ao ensino superior brasileiro: algumas implicações para os diferentes grupos de cor e sexo. In: Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil / organizadoras: Mariana Mazzini Marcondes ... [et al.]. Brasília: Ipea, 2013, pp. 35-52.
UFAL. EDITAL Nº 15/2020, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2020 Edital de Convocação dos/as candidatos/as autodeclarados/as negros/as (pretos/as ou pardos/as)–SiSU/MEC 2020.1 – Primeira convocação. Disponível em: <http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/Processo%20Seletivo%20UFAL%202020%20-%20SiSU%202020.1/Edital%20N%2015.2020-%20Convocacao%20para%20Banca%20de%20Heteroidentificacao%20-%20SiSU%202020.1%20-%20Retif.%202.3.2020.pdf> Acesso em: 01 de Dez 2020.
VENTURINI, A. C. A presença das mulheres nas universidades brasileiras: um panorama de desigualdade. SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 11 & 13th Women’s Worlds Congress. Anais Eletrônicos. Florianópolis, 2017. Disponível em <http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1500230828_ARQUIVO_AnnaCarolinaVenturini_Texto_completo_MM_FG.pdf> Acesso em: 23 de Mar. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).