DESIGUALDADE DE RAÇA E GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA EQUIDADE A PARTIR DO PERFIL DO ALUNO

Palavras-chave: Ações Afirmativas. Ensino Superior. Desigualdade.

Resumo

O presente estudo traz um panorama do recorte de raça e gênero no ensino superior a partir da Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos graduandos as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) do ano 2018. Nesse sentido, objetivou-se analisar disposições quanto raça e gênero no ensino superior entre os anos de 1996 e 2018, período de realização da primeira e da última pesquisa. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo bibliográfico, além de um estudo em documentos oficiais. Percebeu-se que as mulheres são maioria no ensino superior desde a primeira pesquisa realizada no ano de 1996 e que os brancos foram maioria no ensino superior até meados da década de 2000.

Biografia do Autor

Daniela do Carmo Kabengele, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas no Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Edivan Claudino Soares da Silva , Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Doutorando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL0. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pedagogo da Pró-Reitoria Estudantil/UFAL.

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Publicado
2022-01-28