O ABUSO SEXUAL E DESENVOLVIMENTO DO SELF: Um olhar centrado na pessoa

  • Carolina Santin Cótica Unitins
  • Gabriela Medina Xavier Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra)
  • Hudson Eygo CEULP/ULBRA

Resumo

Resumo: Considerando o prejuízo social, cognitivo e emocional que o abuso sexual imprime em indivíduos vítimas de violência sexual, o presente trabalho busca discutir como este evento traumático pode interferir na qualidade dos relacionamentos amorosos estabelecidos na fase adulta destes sujeitos, partindo de uma metodologia bibliográfica, de caráter documental. Inicialmente, conceituamos o Abuso Sexual e suas principais características para, em seguida, apresentar como ele pode interferir nos relacionamentos amorosos da pessoa que foi vítima de abuso sexual numa etapa anterior de seu desenvolvimento biopsicossocial, e que marcas essa violência imprime no seu Self, este definindo a partir da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Em um terceiro momento, apresentamos um estudo de caso clínico, mostrando o desenvolvimento do Self em uma pessoa que foi abusa sexualmente na infância, a partir de uma intervenção psicoterapêutica. Nota-se que existem poucos de estudos específicos do desenvolvimento do Self em pessoas vitimadas por tal violência, e que considerem o uso da ACP com metodologia e intervenção eficaz para atendimento psicoterapêutico da demanda em questão. É de grande importância desenvolver mais estudos voltados para esse tipo de violência e suas consequências. 

Palavras-chave: Abuso Sexual; Abordagem Centrada na Pessoa (ACP); Self.

Biografia do Autor

Carolina Santin Cótica, Unitins

Psicóloga, especialista em Gerontologia (2004) e mestre em Ciências da Saúde pela UNB. Atualmente é docente no curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

Gabriela Medina Xavier, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra)
Acadêmica de Psicologia do CEULP/ULBRA.
Hudson Eygo, CEULP/ULBRA
Psicólogo, Coordenador do Serviço de Psicologia – SEPSI do CEULP/ULBRA, Coordenador da Área de Psicologia do Portal (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento. 
Publicado
2015-12-18
Seção
Artigos