SUBALTERNIDADE DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA NO CONTO EU E JIMMY DE CLARICE LISPECTOR

  • Jaciara Borges Guimarães Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Maria Perla Araújo Morais Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O presente artigo tem o intuito principal de discorrer sobre a subalternidade feminina na sociedade brasileira do século XX, no entanto, reservaremos um espaço na pesquisa para enfatizar a relação intrínseca que há entre literatura e história. Discussão esta, fundamental para pontuar os acontecimentos históricos e literários que facilitaram para a subalternidade da mulher. Em seguida, identificar os aspectos da literatura que contribuiram no processo de propagação do discurso patriarcal até meados do século XIX, depois verificar  essa mesma literatura como instrumento de conquista feminina na esfera social, política e literária no século XX e para exemplificar as reflexões acerca do tema, o conto Eu e Jimmy (1940), extraído do livro “Histórias Interrompidas” da autora brasileira Clarice Lispector que faz uma crítica à submissão da mulher.

Biografia do Autor

Jaciara Borges Guimarães, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins(2016). Atualmente é secretaria escolar da Escola Estadual Dom Domingos Carrerot.

Maria Perla Araújo Morais, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Docente da área de literatura do Curso de Letras, na Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus de Porto Nacional – TO.

Publicado
2018-03-23
Seção
Artigos