O CONTO DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavras-chave: Literatura Afro-brasileira. Conceição Evaristo. Ensino de Literatura.

Resumo

Esse estudo é fruto de um trabalho de conclusão de curso de Especialização em Estudos Literários e Ensino de Literatura da Faculdade de Letras/UFG, concluído em 2020. Seu objetivo é ressaltar a importância da inserção da literatura afro-brasileira no cotidiano escolar como um instrumento necessário para despertar o interesse pela leitura literária e para a conscientização sobre o combate às diferentes formas de opressão sofridas principalmente pela mulher negra. Para tanto, é apresentada uma  breve análise de três contos de Conceição Evaristo com o objetivo de  ilustrar a problematização de questões femininas, de classe e raça a partir dos estudos de gênero, sobretudo o que diz respeito à mulher negra, de modo a evidenciar como a leitura crítica pode contribuir para formar leitores e leitoras mais engajados e conscientes acerca da representação de pessoas negras na literatura brasileira.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Xavier Rosa Kaadi, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Letras e Linguística (Estudos Literários) no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Flávio Pereira Camargo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Associado de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Literatura pela 
Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. 

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Publicado
2022-01-28
Seção
Relatos de Experiência