RELAÇÕES SOCIO-HISTÓRICAS ENTRE DEMOCRACIA, TRABALHO E CONCENTRAÇÃO DO PODER POLÍTICO-ECONÔMICO

Palavras-chave: Democracia. Trabalho. Poder Político-econômico.

Resumo

A partir de um esforço de síntese, o artigo aborda as categorias trabalho e democracia enquanto uma dada unidade que determina a expansão ou a retração do poder político-econômico em diferentes momentos históricos e de que formas tal unidade se expressa no pensamento de importantes intelectuais ao longo do amplo processo de transformação verificado entre as experiências democráticas inaugurais na Grécia Antiga e as práticas contemporâneas de uma democracia liberal empobrecida em suas determinações e concebida de modo inequivocamente redutivo. Tendo o trabalho como categoria ontológica do ser social, a tradição marxista apresenta ângulos interpretativos sobre a questão democrática orientados por um processo teórico de anulação, de conservação e de elevação a um nível superior. Neste sentido, o entendimento de democracia referenciado pela tradição crítico-dialética não é uma mera ampliação da democracia burguesa. Ao contrário: aquela é o oposto desta última.

Biografia do Autor

Carlos Felipe Nunes Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor na Faculdade de Serviço Social da UERJ. Mestre (2010) e Doutor (2018) em Serviço Social pela UERJ. Graduado em Serviço Social pela UERJ (2006). Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Serviço Social na Área da Educação (GEPESSE), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Co-coordenador do Núcleo de Sistematização de Experiências no Campo das Políticas Públicas (NSEPP), da Faculdade de Serviço Social da UERJ. 

Referências

BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo. 6. ed. Brasília: Edunb, 1992.

BÖCKH, August. The Public Economy of Athens. [S.l.]: [s.n.], 1842.

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal. In: ______. A democracia como valor universal e outros ensaios. 2. ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984. p. 17-50

______. Democracia: um conceito em disputa. In: Socialismo e Liberdade. Ano I. n.0. Rio de Janeiro: Fundação Lauro Campos, 2009. p. 15-22

______. De Rousseau a Gramsci – ensaios de teoria política. São Paulo: Boitempo, 2011.

FINLEY, Moses. Ancient Slavery and Modern Ideology. Londres, 1980.

FUSTEL de COULANGES, Numa Denis. Cidade Antiga. São Paulo: Hemus, 1975.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da história. Brasília: UnB, 1995.

HIRANO, Sedi. Política e economia como formas de dominação: o trabalho intelectual em Marx. Tempo Social; Rev. Sociol. USP: São Paulo, 2001. p. 1-20

LUKÁCS, Gyorgy.Socialismo e democratização: escritos políticos 1956-1971. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

MACPHERSON, Crawford Brough. A democracia liberal: origem e evolução. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MARX, Karl.Liberdade Popular. Diário oficial do Partido húngaro. [S.l.: s.n., 195-]

______; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Trad.: Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2004. (A Obra-Prima de Cada Autor).

______. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, Istiván. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

______. Igualdade substantiva e democracia substantiva. Blog Boitempo, 2017. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2017/12/19/meszaros-igualdade-substantiva-e-democracia-substantiva/>. Acesso em: 06 jan. 2018.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril Cultural, 1973a. (coleção Os Pensadores)

______. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1973b. (coleção Os Pensadores)

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional.São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publicado
2021-12-16