O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE CORPO, TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL
Resumo
O objetivo principal deste estudo é reconhecer, por meio do estado da arte, as produções científicas que mantém relação com a problematização de questões sobre figurações estético-gestuais de artistas transexuais. Discutimos a construção do referido percurso analisando as aproximações e distanciamentos das temáticas que cercam o campo e sujeites em questão. As premissas utilizadas para mapeamento das pesquisas foram constituídas cronologicamente, entre os anos de 2003 e 2019, e indicando como grande área de conhecimento e de concentração o campo da Educação, a partir de dissertações e teses. Por fim, a construção do presente estado da arte evidencia que os estudos sobre os temas questão envolvem, sobretudo, categorias sensíveis para pensar transexualidade em diálogo com aspectos ligados à arte, estética, questões de gênero, performatividade e corporalidades. Ressaltamos, então, a ideia de que as pesquisas sobre corpo, transexualidade e educação no Brasil mobilizam aspectos múltiplos, interdisciplinares, afetivos e sempre intercambiáveis sobre os significados e novas agências que a referida tríade suscita.
Referências
AMORIM, Frederico Levi. Gestos performativos como atos de resistência: corpas-monstro na cena contemporânea. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Departamento de Artes Cênicas. Programa de Artes Cênicas. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
BATISTA, Talian Cordeiro. Corpo e formação humana: uma perspectiva fenomenológica. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
BLANCA, Rosa Maria. Arte a partir de uma perspectiva queer. 2011. 396f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
BRASIL, Iran Almeida. Drag Queen: uma potência transgressora. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio Tadeu de Niemeyer Limarão e Arnaldo Marques da Cunha. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CAMAZZOLA, Juliana Martini. Epistemologias do Corpo: o encontro entre dança contemporânea e educação. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS.
CHAVES, Silvane Lopes. Sobre corpos insolentes: corpo trans, um ensaio estético da diferença sexual em educação. 2015. 110f. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém.
COSTA, Thalita Schuh Venancio da. Corpo em Nietzsche: uma formação trágica. 2016. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
DIAS, Róbson Batista. Identidade de Gênero Trans e Contemporaneidade: representações sociais nos processos de formação e educação. 2015. 135f. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande.
FERRAZ, Wagner. Corpo a dançar: entre educação e criação de corpos. 2014. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sila, Porto Alegre.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
LAHORGUE, Carlos Théo. Vivências em Arte: processo para uma estética do sujeito. 2003. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
LANZ, Letícia. O corpo da roupa: a pessoa transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas de gênero. 2014. 342f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Curso de Pós-Graduação em Sociologia, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
LEAL, Dodi Tavares Borges. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral. 2018. 534f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Tradução de Bertha Halpern Gurovitz. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MARTINS, Lucivando Ribeiro. Entre Ocós, Truques e Atraques: a produção de confetos sobre as experiências de educadoras Trans do projeto Trans Forma Ação. 2016. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí, Teresina.
MEIRA, Isabela de França. Artivismos e Dissidências Sexuais: movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
OLIVEIRA, Maria Isabel Zanzotti de. Nas margens do corpo, da cidade e do Estado: educação, saúde e violência contra travestis. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.
PANIZZI, Alan David Evaristo. Experimentações corporais como produtoras de (re) existência frente à futilidade presente na estética das práticas pedagógicas. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó.
PASTRE, José Luiz. Educação e estética da existência: práticas da liberdade e criação de novas possibilidades de vida. 2014. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
PEREIRA, Juliana Cristina. Cartografias afetivas: proposições do professor-artista- cartógrafo-etc. 2016. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
PESSOA, Emerson Roberto de Araújo. A construção de corpos e feminilidades: travestis e transexuais para além da prostituição. 2013. 94f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
RANNIERY, Thiago. Corpos feitos de plástico, pó e glitter: currículos para dicções heterogêneas e visibilidades improváveis. 2016. 412f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
RIBEIRO, Ruth Silva Torralba. Sensorial do corpo: via régia ao inconsciente. 2009. 119f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
ROBLE, Odilon José. Transvaloração do corpo: notas para uma educação ético-estética. 2008. 143f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas.
ROCHA, João Pedro Nunes; CARVALHO, Mário de Faria. Esta pesquisa é drag: um estudo epistemológico e estético, para além da persona, sobre a montaria de drag queen. Anais... II Semana Científica do Agreste de Pernambuco, 2020, Garanhuns, v. 2. p. 589-592.
SANTANA, Antônio Alves de. Pessoas trans na escola: experiências e resistências no contexto do agreste pernambucano. 2019. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru.
SANTANA, José Diêgo Leite; CARVALHO, Mário de Faria. O que pode um corpo drag queen? Sentidos outros para a pesquisa de questões de gênero na educação. POLÊM!CA, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 020-038, jul. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/51613. Acesso em: 08 abr. 2021. doi: https://doi.org/10.12957/polemica.2019.51613.
SEHN, Carina. Um Corpo Performático para romper com a representação. 2014. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação com ênfase em Arte) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
SERRANO, Jessica Leite. Práticas corporais e transexualidade: estudo de homens e mulheres trans. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, João Pessoa, 2017.
SILVA, Aline Ferraz da. Currículo e diferença: cartografia de um corpo travesti. 2014. 102f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
SILVA, Gustavo Scolfaro Caetano da. Fragmentos de corpo e sombra. 2013. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SILVA, Roberta Alves dos Santos. "O gênero na vitrine": sentidos do consumo estético e a produção de subjetividades de mulheres trans. 2017. 131f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
VASCONCELOS, Thaissa Machado. Corpos em trânsitos, transes e tranças: produções de corporalidades por/com mulheres trans. 2015. 138f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimaraes. Deleuze-guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013). 2014. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
ZANELLA, Andrisa Kemel. Escrituras do Corpo Biográfico e suas Contribuições para a Educação: um estudo a partir do imaginário e da memória. 2013. 218f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
ZERBINATI, João Paulo. Desvelando a Vivência Transexual: gênero, criação e constituição de si mesmo. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) - Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara, Araraquara.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).