O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE CORPO, TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Palavras-chave: Pesquisa. Estado da Arte. Corpo. Transexualidade. Educação.

Resumo

O objetivo principal deste estudo é reconhecer, por meio do estado da arte, as produções científicas que mantém relação com a problematização de questões sobre figurações estético-gestuais de artistas transexuais. Discutimos a construção do referido percurso analisando as aproximações e distanciamentos das temáticas que cercam o campo e sujeites em questão. As premissas utilizadas para mapeamento das pesquisas foram constituídas cronologicamente, entre os anos de 2003 e 2019, e indicando como grande área de conhecimento e de concentração o campo da Educação, a partir de dissertações e teses. Por fim, a construção do presente estado da arte evidencia que os estudos sobre os temas questão envolvem, sobretudo, categorias sensíveis para pensar transexualidade em diálogo com aspectos ligados à arte, estética, questões de gênero, performatividade e corporalidades. Ressaltamos, então, a ideia de que as pesquisas sobre corpo, transexualidade e educação no Brasil mobilizam aspectos múltiplos, interdisciplinares, afetivos e sempre intercambiáveis sobre os significados e novas agências que a referida tríade suscita.

Biografia do Autor

Luís Massilon da Silva Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Psicomotricidade  pela Universidade de Fortaleza. Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Integrante d'O IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias - G-Pense! (UPE/CNPq). Professor da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde/PE. Psicólogo Clínico na Clínica de Psicopedagogia de Arcoverde.

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Sciences Sociales pela Université René Descartes/Paris V. Diplôme d'études Approfondies (DEA) em Sciences Sociales pela Université de Caen Basse Normandie.. Graduação em Design pela Ecole d'Architecture de Grenoble e pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado Nível II do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. 

Referências

AMORIM, Frederico Levi. Gestos performativos como atos de resistência: corpas-monstro na cena contemporânea. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Departamento de Artes Cênicas. Programa de Artes Cênicas. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

BATISTA, Talian Cordeiro. Corpo e formação humana: uma perspectiva fenomenológica. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BLANCA, Rosa Maria. Arte a partir de uma perspectiva queer. 2011. 396f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BRASIL, Iran Almeida. Drag Queen: uma potência transgressora. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio Tadeu de Niemeyer Limarão e Arnaldo Marques da Cunha. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CAMAZZOLA, Juliana Martini. Epistemologias do Corpo: o encontro entre dança contemporânea e educação. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS.

CHAVES, Silvane Lopes. Sobre corpos insolentes: corpo trans, um ensaio estético da diferença sexual em educação. 2015. 110f. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém.

COSTA, Thalita Schuh Venancio da. Corpo em Nietzsche: uma formação trágica. 2016. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DIAS, Róbson Batista. Identidade de Gênero Trans e Contemporaneidade: representações sociais nos processos de formação e educação. 2015. 135f. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande.

FERRAZ, Wagner. Corpo a dançar: entre educação e criação de corpos. 2014. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sila, Porto Alegre.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

LAHORGUE, Carlos Théo. Vivências em Arte: processo para uma estética do sujeito. 2003. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

LANZ, Letícia. O corpo da roupa: a pessoa transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas de gênero. 2014. 342f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Curso de Pós-Graduação em Sociologia, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

LEAL, Dodi Tavares Borges. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral. 2018. 534f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Tradução de Bertha Halpern Gurovitz. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MARTINS, Lucivando Ribeiro. Entre Ocós, Truques e Atraques: a produção de confetos sobre as experiências de educadoras Trans do projeto Trans Forma Ação. 2016. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí, Teresina.

MEIRA, Isabela de França. Artivismos e Dissidências Sexuais: movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

OLIVEIRA, Maria Isabel Zanzotti de. Nas margens do corpo, da cidade e do Estado: educação, saúde e violência contra travestis. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

PANIZZI, Alan David Evaristo. Experimentações corporais como produtoras de (re) existência frente à futilidade presente na estética das práticas pedagógicas. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó.

PASTRE, José Luiz. Educação e estética da existência: práticas da liberdade e criação de novas possibilidades de vida. 2014. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

PEREIRA, Juliana Cristina. Cartografias afetivas: proposições do professor-artista- cartógrafo-etc. 2016. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

PESSOA, Emerson Roberto de Araújo. A construção de corpos e feminilidades: travestis e transexuais para além da prostituição. 2013. 94f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

RANNIERY, Thiago. Corpos feitos de plástico, pó e glitter: currículos para dicções heterogêneas e visibilidades improváveis. 2016. 412f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

RIBEIRO, Ruth Silva Torralba. Sensorial do corpo: via régia ao inconsciente. 2009. 119f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

ROBLE, Odilon José. Transvaloração do corpo: notas para uma educação ético-estética. 2008. 143f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas.

ROCHA, João Pedro Nunes; CARVALHO, Mário de Faria. Esta pesquisa é drag: um estudo epistemológico e estético, para além da persona, sobre a montaria de drag queen. Anais... II Semana Científica do Agreste de Pernambuco, 2020, Garanhuns, v. 2. p. 589-592.

SANTANA, Antônio Alves de. Pessoas trans na escola: experiências e resistências no contexto do agreste pernambucano. 2019. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru.

SANTANA, José Diêgo Leite; CARVALHO, Mário de Faria. O que pode um corpo drag queen? Sentidos outros para a pesquisa de questões de gênero na educação. POLÊM!CA, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 020-038, jul. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/51613. Acesso em: 08 abr. 2021. doi: https://doi.org/10.12957/polemica.2019.51613.

SEHN, Carina. Um Corpo Performático para romper com a representação. 2014. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação com ênfase em Arte) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SERRANO, Jessica Leite. Práticas corporais e transexualidade: estudo de homens e mulheres trans. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, João Pessoa, 2017.

SILVA, Aline Ferraz da. Currículo e diferença: cartografia de um corpo travesti. 2014. 102f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

SILVA, Gustavo Scolfaro Caetano da. Fragmentos de corpo e sombra. 2013. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SILVA, Roberta Alves dos Santos. "O gênero na vitrine": sentidos do consumo estético e a produção de subjetividades de mulheres trans. 2017. 131f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

VASCONCELOS, Thaissa Machado. Corpos em trânsitos, transes e tranças: produções de corporalidades por/com mulheres trans. 2015. 138f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimaraes. Deleuze-guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013). 2014. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.

ZANELLA, Andrisa Kemel. Escrituras do Corpo Biográfico e suas Contribuições para a Educação: um estudo a partir do imaginário e da memória. 2013. 218f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ZERBINATI, João Paulo. Desvelando a Vivência Transexual: gênero, criação e constituição de si mesmo. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) - Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara, Araraquara.

Publicado
2022-01-28