REFLEXÕES A PARTIR DO COLETIVO FEMINISTA GERCÍLIA KRAHÔ: TERRITORIALIZAÇÃO DAS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Kênia Gonçalves Costa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Marcela Pereira Lima Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Keliane Morais Silva Santos Vale Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este artigo evidencia as experiências e relações quando o indígena passa a ter contato no processo de educação formal nos níveis básico e superior em instituições públicas: como a necessidade de realizar os estudos por meio de uma segunda língua, a necessidade de reterritorialização e os problemas financeiros. Esse artigo se concentra em discutir a formação do Coletivo Feminista Gercília Krahô como proposta para a reterritorialização das mulheres indígenas, inclusive as estudantes, no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus Araguaína. Buscamos refletir em um estudo de caso sobre a representatividade de Gercília Krahô e o surgimento do Coletivo enquanto espaço de fala feminista e indígena, bem como a contribuição para a construção de um ambiente igualitário e que dê valor à voz da mulher indígena dentro da universidade.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutor em Humanidades pela Universiteit Leiden (Países Baixos).
Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Docente do curso de Licenciatura em Geografia da Unidade Acadêmica de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins - UFT e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, UFT, Brasil.

Marcela Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Brasil.

Keliane Morais Silva Santos Vale, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Brasil.

Publicado
2018-03-23
Seção
Relatos de Experiência