NOVAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: GERAÇÃO DESCENTRALIZADA DE ENERGIA, NOVOS ATORES E CONFLITO NO OESTE CATARINENSE

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Hidronegócio. Geração Distribuída. Oeste Catarinense.

Resumo

O Oeste Catarinense constitui espaço marcado por conflitos pelo uso dos recursos hídricos para geração de energia por conglomerados de capital nacional e internacional, o hidronegócio. Entre 1993 e 2010, foram construídas seis hidrelétricas na bacia do rio Uruguai, desalojando milhares de famílias e originando uma articulação de atores regionais que se opõem à continuidade da expansão do modelo centralizador do capital. O cancelamento da usina de Itapiranga constitui referência para a resistência regional. Utilizando os conceitos de campo e habilidades sociais explicitados na Nova Sociologia Econômica, o presente artigo visa analisar a hipótese de que está em construção uma agenda propositiva indo além dos conflitos que demarcam o campo da geração de energia. Esse está sendo ampliado mediante a geração distribuída de energia de fontes renováveis, com controle do capital enraizado no território. Ao longo de 2018 e 2019, foram realizadas visitas técnicas e entrevistas com gestores de empreendimentos de geração de energia em cinco municípios. Os resultados indicam que os investimentos em energia fotovoltaica e de biogás não representam iniciativas isoladas, mas integram um espaço de resistência em contínua construção.

Biografia do Autor

Sadi Baron, Secretaria Municipal de Educação de São Carlos - Santa Catarina

Doutor em Desenvolvimento Regional pela  Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Secretário Municipal de Educação em São Carlos/SC.

 
Virginia Elisabeta Etges, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Pós-Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Berlim. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, atua como docente, pesquisadora e orientadora no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da Universidade de Santa Cruz do Sul ( UNISC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 
Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutorado em Sociologia Política pelo Universität Osnabrück, Alemanha. Professor do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

 

Referências

ARAUJO, Maria Celina Soares. Capital Social. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BARON, Sadi. UHE Foz do Chapecó: Estratégias, Conflitos e o Desenvolvimento Regional. Dissertação – UNOCHAPECO, Chapecó: 2012.

BOAMAR, Paulo Fernando de Azambuja. A implantação de Empreendimentos Hidroelétricos: o caso da UHE de Machadinho. Dissertação Mestrado. Florianópolis: 2003.

BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. J. D. Réponses: pour une Anthropologie Reflexive. Traduzido por Eduardo Jorge Esperança. SEUIL: Paris, 1992. Disponível em: http://evunix.uevora.pt/~eje/reponses.htm Acesso em: 29 dez. 2017.

_______. Las estructuras sociales de La economía. Traduzido por Thomas Kauf. Barcelona: ANAGRAMA, S. A.,2003.

_______. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Ed. Papirus, 1996.

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS. Main Brazilian dams III: design, construction and performance. Rio de Janeiro, 2009.

CONSÓRCIO ITÁ. Informações Institucionais. Disponível em: http://consorcioita.com.br/consorcio-ita.html Acesso em:12 nov. 2019.

DEL BIANCO, T.; LIMA, J.; MOREJON, C. O indicador de desenvolvimento regional sustentável na região sul do Brasil. REDES, v. 21, n. 2, p. 8-28, mai/ago. 2016.

ENGEVIX. Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. UHE Foz do Chapecó. Chapecó (SC), 2009.

FLIGSTEIN, Neil. Social skill and the theory of fields. Sociological Theory 19(2), 2001, p.105-25.

________. Habilidade social e a teoria dos campos. Revista de Administração de Empresas RAE. São Paulo: FGV, v.47, n.2, 2007a.

________. Artigo, Habilidade Social e a Teoria dos Campos. Fórum. V.47, n.2, 2007.

IMA – Instituto Ambiental de Santa Catarina. Relatório de licenciamento de UHE, PCH e CGH. Florianópolis – 2018.

MORAN, E.; LOPEZ, M.; MOORE, N. MÜLLER, N.; HYNDMAN, D. Sustainable hydropower in the 21st century. PNAS, v. 115, n. 47, p. 11891-11898, 2018.

ORTIZ, R.A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. p.7-37. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, n. 39).

REIS, Maria José. O Movimento dos Atingidos por Barragens: atores, estratégias de luta e conquistas. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.

RIBEIRO, Gustavo Lins. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. Novos Estudos (CEBRAP), n.80, março de 2008.

ROSSATO, Paulo. Sustentabilidade Agropecuária SADIA. Experiência do Instituto Sadia no desenvolvimento de um projeto de sustentabilidade com geração de créditos de carbono no Sistema de Integração da Sadia. Audiência Pública. Senado Federal. Caderno CNI, Brasília (DF), 2011.

SIGAUD, Lygia (coord). Avaliação dos aspectos sociais da produção de energia hidrelétrica. Relatório de Pesquisa. Museu Nacional – PPGAS, 1989.

SOUZA, Marcelo Santos de. Redes de cooperação no pequeno varejo: a Construção social dos mercados de hortifrutigranjeiros no Rio Grande do Sul.Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: 2009.

WINCKLER, S.; RENK, A. De “atingidos” a “vítimas” do desenvolvimento: um estudo junto à população afetada direta e indiretamente pela UHE Foz do Chapecó na região Oeste de Santa Catarina. Revista Direito Ambiental e Sociedade, v. 7, n. 2, 2017.

WORLD BANK. Directions in hydropower: scaling up for development. Water working notes N. 49017, Washington, 2009.

Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos