EDITORIAL
Resumo
Os estudos sobre as práticas discursivas na contemporaneidade são sempre válidos numa conjuntura social híbrida e propícia a novos e diferentes debates. A área da Linguística Aplicada há muitos anos tem mostrado seu compromisso político e social com o desenvolvimento de pesquisas em situações reais de uso da linguagem, buscando base em variadas áreas de conhecimento para a constituição do que Moita Lopes (2006) tem chamado de inteligibilidades. A diversidade de temas e problematizações encontrada na área tem dado a ela a adjetivação de transdisciplinar (LEFFA, 2006; ZOZZOLI, 2020), pois, ao considerar questões como a multiplicidade de vozes e a valorização de sujeitos e discursos em situações de exclusão, a Linguística Aplicada amplia os horizontes dos estudos da linguagem para além das determinações da Linguística tradicional.
Referências
LEFFA, V. J. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias da Complexidade. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 6, p. 27-49, 2006.
MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Lingüística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterine Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo – São Peulo: Editora 34, 2017.
ZOZZOLI, R. M. D. Transdisciplinaridade e plurivocidade. In: SOUTO MAIOR, R. C.; ZOZZOLI, R. M. D.; SILVA, G. A.; OLIVEIRA, E. V. M.; LUZ, L. S. F.; SILVA JÚNIOR, S. N.; AZAMBUJA, K. B. B. (Orgs.). Estudos discursivos das práticas de linguagem. Tutoia: Diálogos, 2020, p. 619-631.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).