A PESQUISA HISTÓRICA DAS MULHERES COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA

Palavras-chave: Ensino de História. Aprendizagem Histórica. Didática da História. Identidade. Mulher.

Resumo

O artigo busca refletir e problematizar a pesquisa histórica das mulheres como metodologia viável para a construção do conhecimento histórico. A entrevista de História Oral com a Joana serviu de suporte para a problematização dessa estratégia de ensino. A entrevista foi utilizada para a articulação com a questão feminina. Apresentamos o processo de transformações ocorrido na História, nas dimensões acadêmica e escolar, e a necessidade de reaproximação entre esses dois campos. Tomando como fundamentação teórica alguns historiadores dos campos de estudo do Ensino de História, como Jörn Rüsen ( 2010), Maria Auxiliadora Schmidt ( 2011), Flávia Caimi (2008), que discutem em suas pesquisas a análise e a intervenção na conjuntura hodierna da História em sua relação com as carências de orientação no tempo dos sujeitos históricos na vida prática. O artigo também discute conceitos importantes, como Didática da História, Identidade e aprendizagem histórica para a compreensão da pesquisa sobre a História da Mulheres.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Rodrigues da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC/MA)

Graduado em História pela UEMA. Mestre em Ensino de História pela UFT. Mestre em Educação pela UPAP. Doutorando em Educação pela UAA. Professor de História da Rede Estadual (SEDUC/MA) em Barra do Corda-MA. 

 

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Publicado
2022-09-28