A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA E GORDA NO FUNK: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE TATI QUEBRA-BARRACO EM SUAS LETRAS DE MÚSICA

Palavras-chave: Análise do discurso. Linguística aplicada. Periferia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção da imagem (ethos) da cantora de funk Tati Quebra-Barraco em suas letras de música à luz da análise do discurso, tendo como referência princípios de Charaudeau. O referencial teórico se baseia em discussões sobre contextualização do funk, na inserção da mulher e a relação de seu corpo no funk, e sobre construção do ethos a partir de identidades e estratégias. A análise de dados buscou investigar o ethos em trechos das letras de três músicas da cantora. Os resultados do estudo sugerem que Tati revela em suas músicas o empoderamento feminino e a liberdade sexual, permitindo representar mulheres periféricas invisibilizadas por não corresponderem a um padrão estético valorizado pela sociedade.

Biografia do Autor

Suéllen Stéfani Felício Lourenço, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Estudos do Texto e do Discurso -P´ós Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharela em Secretariado Execcutivo Trilíngue (UFV). 

Elenice Christina Maurílio da Silva , Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Letras em Estudos do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

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Publicado
2022-01-28