APROXIMAÇÕES À RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SER HUMANO

Palavras-chave: Antropologia. Educação. Tradição. Autonomia.

Resumo

O texto apresenta a especificidade do existir humano, distinto dos outros animais, de forma a pensar a educação como uma atividade e experiência fundamental e originária do seu ser. Isso implica na responsabilidade que o ser humano tem pelo que é ou vai se tornar, ou seja, por uma antropologia que irá conformar a prática pedagógica de cada geração. Educação e antropologia possuem, então, uma conexão íntima. Para assumir uma configuração humana é preciso primeiro ser educado dentro de uma comunidade humana, com sua abertura cultural para o mundo, que oferece limites e possibilidades específicas para o existir. A partir deste lugar histórico e social, é possível avançar apropriando-se das raízes na tradição e conquistando um espaço de mobilidade que pode tornar-se um exercício de autonomia e emancipação.

Biografia do Autor

Cezar Luís Seibt, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Filosofia (PUCRS). Docente do programa de pós-graduação em Psicologia da UFPA-Belém. Docente do programa de pós-graduação em Educação e Cultura - UFPA - CAmpus CAmetá. Coordenador do grupo de pesquisa Hermenêutica e Formação Humana

 

António Domingos Braço, Universidade Licungo - Moçambique
Doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Estudante-Convêncio de Pós Graduação PEC-PG, da CAPES/Brasil. Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2008). Graduado em Pedagogia - Ciências da Educação pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2004). Docente da Universidade Licungo - Moçambique.  

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos