EXISTIR E RESISTIR NA PALAVRA: ENTREVISTA COM O ESCRITOR ARAGUAINENSE jjLEANDRO

Resumo

Entrevista realizada com José Leandro Bezerra Júnior, conhecido no universo literário como jjLeandro. Na conversa realizada em dezembro de 2020, o romancista, cronista, contista e poeta que acumula alguns prêmios, membro da ACALANTO e residente na cidade de Aragua´ína, norte do Tocantins, fala de sua formação, o início de seu interesse pela literatura, suas principais influências e as características de sua produção em prosa e verso. 

Biografia do Autor

Francisca Verônica Feitosa Andrade, Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT)

Docente da rede pública estadual, graduada em Letras, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT). Contadora de histórias, desenvolve pesquisa sobre o tema.

 

Elda Hipólito Simiema Gouvêa

Docente da educação básica, graduada em Letras, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT). Desenvolve pesquisa em semiótica didática. 

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins -UFNT

Doutora em Letras, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT) e líder do GESTO – Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins. Bolsista do CNPq. 

Referências

DEBONI, M. A. O papel das academias de letras na formação e caracterização da atividade literária no Tocantins. 2007. 138f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.
jjLEANDRO. A morte no bordado. Goiânia: KELPS, 2009.
jjLEANDRO. Memórias de Petelico. Goiânia: Gráfica Eficaz, 2011.
jjLEANDRO. A evolução humana despreza a solidão. Revista EntreLetras (Araguaína), v. 11, n. 1, p. 586-587, 2020.
RODRIGUES, J. C. Estado do Tocantins: política e religião na construção do espaço de representação tocantinense. 2008. 148f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, 2008.
Publicado
2022-07-20
Seção
Entrevista