A INFÂNCIA NA UNIVERSIDADE? RASTROS DA CRIANÇA ENUNCIADA EM TORNO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (EEI-UFRJ)

Palavras-chave: Infância. Universidade. Educação Básica. Saberes.

Resumo

Este artigo resulta de tese acerca da infância na universidade, investigando mais especificamente a criança enunciada na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ), que atualmente faz parte do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ). O texto desenvolve-se com uma análise de documentos de diferentes instâncias e setores da universidade que remetem à EEI-UFRJ, buscando rastros da infância na instituição, no período compreendido entre 2011 e 2018. A escolha do marco temporal se deu pela publicação da Resolução nº 1, de 10 de março, que fixou normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal. A base teórica do trabalho está apoiada nas Epistemologias do Sul, proposta por Boaventura de Sousa Santos (2008), sobretudo numa contraproposta universitária que inclua os saberes da infância, e que esses componham os saberes pluriversitários, junto com outros saberes marginalizados. A análise no cruzamento dos dados levantados aponta para um apagamento da infância nos documentos encontrados, mas a infância resiste na universidade, o que produz um tensionamento de forças anunciativa que confrontam diferentes gerações e projetos de universidade, que constituem a UFRJ.

Biografia do Autor

Isabela Pereira Lopes, Educação Infantil do Coluni UFF

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Professora no Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense – COLUNI-UFF, onde atua na docência da Educação Infantil.

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Publicado
2021-04-29