CONTABILIDADE DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDAS NA MICROEMPRESA AUTOPEÇAS SAPERO NA CIDADE DE DIANÓPOLIS, ESTADO DO TOCANTINS
Resumo
Neste artigo fez-se um estudo para conhecer e comparar os métodos e fórmulas de cálculos aplicados na formação do preço de vendas no varejo de peças automotivas em duas microempresas no Município de Dianópolis/TO. A iniciativa de escrever este artigo com tema relacionado à importância da contabilidade de custos na formação do preço de venda de peças automotivas surgiu por entender que todos os impostos exigidos pela legislação vigente contribuem para a agregação de custos ao produto. O método empregado foi investigação documental, bibliográfica, e estudo de caso com a dimensão qualitativa, executada por meio de levantamanento diagnóstico com enfoque nos fundamentos da contabilidade de custos e formação de preços de vendas, as técnicas utilizadas na execução da pesquisa foram exploratórias e descritivas através da aplicação de questionário com questões abertas semi estruturadas, aplicado pessoalmente nas dependências das microempresas do ramo de auto peças Sapero e MD. Constatou-se que a formação de preço é dependente da contabilidade de custos.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).