A SOCIALIZAÇÃO COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CODÓ-MA

Palavras-chave: Interação. Criança. Centro Municipal de Educação Infantil.

Resumo

O tema abordado nesta pesquisa foi a socialização como intervenção pedagógica no Centro Municipal de Educacional Infantil (CMEI) de Codó, Maranhão. Este trabalho teve por objetivo fazer um estudo no CMEI Aldenora Santana de Lima no intuito de verificar as contribuições e a importância da socialização escolar para as crianças. A pesquisa teve como referencial teórico Fernandes (2012), Guedes (2007), Vygotsky (2001), Wallon (2007), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017) entre outros referenciais que concebem as crianças como um sujeito capaz de participar ativamente da sociedade. A pesquisa se deu de forma qualitativa e exploratória, com observações e aplicação de questionário. Compreende-se que a socialização é necessária para emancipação do indivíduo na sociedade, possui relevância na educação como um todo, já que mundo é movido pelo conhecimento que os indivíduos produzem a partir da reflexão e interação com o mesmo.

 

Biografia do Autor

Thays Cristina Ribeiro Alves, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Codó

Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e da Matemática, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Codó. 

Cristiane Dias Martins da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação, Universidade Federal do Maranhão. 

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Publicado
2021-04-14