EDITORIAL

  • Carlos Piovezani Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A Análise do discurso é uma das principais áreas dos estudos da linguagem. Desde a década de 1970, na Europa, mas, principalmente, na França, e desde os anos de 1980, no Brasil, ela consolidou com um número cada vez maior de publicações, disciplinas e eventos científicos que lhe foram dedicados. Sua consolidação conduziu à sua difusão e esta, por sua vez, tanto promoveu o prestígio de muitos de seus trabalhos quanto provocou uma relativa banalização de vários de seus postulados e noções. Além disso, mais recentemente, houve uma multiplicação na disciplina e em suas formas de se nomear e de se praticar a análise de discursos: Análise do discurso francesa, Análise materialista do discurso, Análise foucaultiana do discurso, Análise crítica do discurso, Análise dialógica do discurso etc.

Biografia do Autor

Carlos Piovezani , Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Foi coordenador do PPGL/UFSCar entre 2013 e 2016 e coordena atualmente os Grupos de pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso (Labor/UFSCar) e Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX/UFSCar). Fez graduação em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Dourados), mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara) e estágio de doutorado na Université de Paris III / Sorbonne Nouvelle. Fez ainda pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É ainda bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenador dos Grupos de pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso (Labor/UFSCar) e Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (Vox/UFSCar). É autor de Verbo, Corpo e Voz (Editora UNESP, 2009) e de A voz do povo: uma longa história de discriminações (Vozes, 2020), além de ser organizador, entre outras, das seguintes obras: Legados de Michel Pêcheux (Contexto, 2011), História da fala pública (Vozes, 2015) e Saussure, o texto e o discurso (Parábola, 2016).

Thiago Barbosa Soares , Universidade Federal do Tocantins

Professor adjunto do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional. possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É membro pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR-UFSCar) e do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX-UFSCar). É ainda editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. É autor de “Discurso do Sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo” (Pedro & João Editores, 2017), “Percurso linguístico: conceitos, críticas e apontamentos” (Pontes, 2018), “Concisa apresentação da linguística” (Pimenta Cultural, 2020) e “Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua” (EDUFT, 2020) além de ser organizador das seguintes obras: “Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados” (Pedro & João Editores, 2018),  “No campo discursivo: teoria e análise” (Pontes, 2020) e “Mídia, Linguagem e Sociedade: espaços, corpos e vozes na atualização da resistência” (Pontes, 2020).

Referências

.
Publicado
2021-01-25