MENINAS E SONHOS: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO PELAS INFÂNCIAS

  • Krischna Duarte UFPEL
  • Tatiani Khols Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Bussoletti Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A partir da perspectiva das Culturas das Infâncias (SARMENTO, 2004), este texto discute as relações entre gênero e sonhos a partir da realização de oficinas de Filtro dos Sonhos com alunas de um instituto católico que atende meninas em situação de vulnerabilidade social. Compreendemos o processo de criação do filtro dos sonhos numa aproximação do conceito de trama, discutido por Machado (2003), onde o ato de fiar é espaço de autonomia da criação, relacionado à contação de histórias, à narração. Pensar os sonhos das infâncias pela perspectiva das meninas permite refletir de forma crítica sobre a questão de gênero e suas representações no universo infantil. Tentar compreender como as meninas se percebem no mundo e quais suas representações sobre o feminino, pode nos aproximar, pelas infâncias, dos modelos representativos que ensejam um futuro de sociedade. Assim, a discussão teórico-reflexiva que se coloca neste texto, busca o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estejam centradas no ser humano, comprometidas com a constituição de uma educação que busque realizar transformações políticas, culturais, sociais, necessárias.    

Biografia do Autor

Krischna Duarte, UFPEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, arte, linguagem e subjetividade (FaE/UFPel). Foi Integrante do Laboratório Audiovisual de Pesquisa em Educação Ambiental (LAPEA/FURG). Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: artes do vídeo; infâncias; poéticas ; narrativas populares. Desde 2004 produz conteúdos audiovisuais em seus diversos suportes.

Tatiani Khols, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. (PPGE/UFPel). Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. (PPGE/UFPel). Graduada em Ciências Sociais com habilitação em licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Denise Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Denise Marcos Bussoletti concluiu doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) . É Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas onde exerceu, dentre outras, a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. Publicou mais de 80 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Possui 13 livros e 20 capítulos de livros publicados como autora/organizadora/co-autora. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, representações sociais, identidade social, memória e narrativas populares.

Publicado
2018-03-23
Seção
Artigos