DA BIOECONOMIA A ECOECONOMIA: A BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE NO SISTEMA AGROALIMENTAR
Resumo
Este ensaio teórico tem como objetivo discutir algumas transformações ocorridas no sistema agroalimentar e sua relação com os paradigmas da bioeconomia e da ecoeconomia na busca pela sustentabilidade. Os resultados apontam que a partir da transição pós-moderna, emerge a dialética entre bioeconomia e ecoeconomia, em que ambos os conceitos tem como base a sustentabilidade, embora com narrativas, discursos e práticas diferenciadas, a primeira pautada pela perspectiva da globalização e a segunda pela perspectiva das questões da localidade. Com isso, o sistema agroalimentar se polariza entre as questões do mercado hegemônico e do alternativo, corroborando para essa arena de debate a transição de paradigmas da bioeconomia para a ecoeconomia.
Referências
JUMA, C; KONDE, V. The new bioeconomy: industrial and environmental biotechnology in developing countries. New York: United Nations Conference on Trade and Development, 2001.
KITCHEN, L; MARSDEN, T. K. Creating sustainable rural development through stimulating the eco-economy: Beyond the eco-economic paradox? Sociologia Ruralis, v. 49, n. 3, p. 273-294, 2009.
MARSDEN,T; FARIOLI, F. Natural powers: from the bio-economy to the eco-economy. Sustain Sci, v. 10, p.331-344, 2015.
MARSDEN, T. Exploring the Rural Eco-Economy: Beyond Neoliberalism. Sociologia Ruralis, v 56, n. 4, 2016.
MARSDEN, T. Sustainable place-making for sustainability science: the contested case of agri-food and urban–rural relations. Sustain Sci, v.8, p.213-226, 2013.
McMICHEL, P. Food regimes and agrarian questions. Nova Scotia: Fernwood, 2013.
OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. The bioeconomy to 2030: designing a policy agenda. Paris, 2006.
PLOEG, J. D. Camponeses e impérios alimentares. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
PLOEG, J. D; MARSDEN, T. K. (eds). Unfolding webs: the dynamics of regional rural development. Royal Van Gorcum, Assen, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).