REPRESSÃO À CAPOEIRAGEM DO RIO DE JANEIRO NOS SÉCULOS XIX E XX: A INFÂNCIA CRIMINALIZADA

Palavras-chave: Capoeira. Crime. Educação. Infância. Patrimônio.

Resumo

O jogo-luta da capoeira, reconhecido como Patrimônio Imaterial fluminense, brasileiro e da humanidade, também pode ser entendido como um patrimônio educativo, com seu conjunto de saberes e fazeres e seus processos pedagógicos. Esta arte foi severamente reprimida pelo Estado brasileiro ao longo dos séculos XIX e início do XX, ao ponto de criminalizar sua prática e respectivos praticantes e aprendizes, incluindo crianças ainda na infância. Este estudo buscou investigar as questões que envolvem a infância dos praticantes desse patrimônio durante o período mencionado e os respectivos impactos da repressão e da legislação criminal na transmissão do conhecimento dessa arte.

Biografia do Autor

Ricardo Martins Porto Lussac, UFRJ

Professor Adjunto da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, UFPI

Doutor em Educação pela UERJ, professor no Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Música da UFPI. 

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Publicado
2021-04-29