CRECE: A BUSCA PELO FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO

Palavras-chave: Gestão e administração escolar. Envolvimento na escola. Educação básica.

Resumo

Este artigo apresenta o CRECE – Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola, um órgão colegiado instituído na cidade de São Paulo, com o objetivo de demonstrar possibilidades para o fortalecimento da gestão democrática da escola pública, por meio do estímulo à participação e representação social. O tema foi escolhido por sua relevância para a gestão escolar local e por se tratar de experiência pioneira, que remonta à época em que Paulo Freire foi o Secretário Municipal de Educação [1989-1991], mas que só seria definitivamente regulamentada em 2015. Foi desenvolvida uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que pretendeu demonstrar o funcionamento deste organismo, o percurso trilhado até sua regulamentação, suas relações intra e extraescolares e sua consonância com os Planos Decenais de Educação em vigência. A apreciação destas informações pode inspirar outras escolas e sistemas de ensino no desenvolvimento de uma gestão escolar democrática, plena em participação social.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Oliveira de Castro Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Especialista em Gestão da Educação Pública pela UNIFESP. Professora da rede municipal de São Paulo.

Paulo Roberto Prado Constantino, CEETEPS

Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor em Educação. Professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS], São Paulo. 

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Publicado
2021-08-26
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos