MENINOS E MENINAS EM SITUAÇÃO DE RUA: PERCEPÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS POR ELES OCUPADOS

Palavras-chave: Infância. Rua. Criança.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como os meninos e meninas em situação de rua constroem conhecimento acerca de sua percepção cidadã dos espaços urbanos por eles ocupados. A reflexão proposta é a articulação dos novos Estudos Sociais da Infância, partindo da concepção de criança como sujeito de direitos e agente social e, especialmente, com direito à cidade. A metodologia de construção dos dados constou de um estudo etnográfico, onde o pesquisador pôde observar e vivenciar a rotina das crianças. Destarte, essa pesquisa revelou que eles e elas compreendem os espaços urbanos a partir de suas vivências marcadas pela violência e que, mesmo assim, desenvolvem relações de amizade e solidariedade que lhes asseguram a sobrevivência e a capacidade de reflexões críticas sobre as desigualdades e injustiças sociais.

Biografia do Autor

Douglas Vasconcelos Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. Docente do Curso de Direito da AESST/PE. Membro do Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares - GPIEDUC. 

Patrícia Maria Uchôa Simões, Fundação Joaquim Nabuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco. Docente e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades PPGECI/UFRPE-FUNDAJ. Líder do Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares - GPIEDUC. 

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Publicado
2021-04-14