SAÚDE E BELEZA: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES CORPORAIS DE PALMAS SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO

  • Jeany Castro dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Temis Gomes Parente Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre a cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins, no período de 2006 a 2016, referente aos padrões corporais sustentados em ideais de beleza que valorizam a magreza e condenam quem dela se afasta. Os dados analisados foram coletados pelo Ministério da Saúde em uma pesquisa de avaliação de caráter contínuo sobre os fatores de risco e proteção para doenças crônicas. Os resultados revelaram que Palmas, durante os dez anos avaliados, foi a capital do Brasil que obteve os menores índices em relação ao excesso de peso e hipertensão arterial e o terceiro menor em relação ao diabetes. Neste artigo levantamos algumas questões sobre a importância da arquitetura urbana de Palmas para o estímulo de atividades físicas pela população o que pode ter contribuído para os resultados da pesquisa em questão.

Biografia do Autor

Jeany Castro dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Públicos pela FAESP e Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior pela ULBRA. Bacharel em Sistemas de Informação pelo CEULP/ULBRA e Licenciada em Matemática pela UNITINS. Bolsista CNPQ EXP-B. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, Políticas Públicas,  Desenvolvimento Regional, Federalismo, Gestão Social e Ciência e Tecnologia.

Temis Gomes Parente, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (1986), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Fez Pós-Doutora pelo CEDEPLAR/UFMG (2010). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Tocantins. Bolsista de Produtividade. Foi colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenou o Doutorado Interinstitucional - DINTER - junto ao programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006-2011).

Publicado
2018-07-04