FEMINISMO E SUA INCIDÊNCIA NAS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NOS ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADO

  • Alessandra Ruita Santos Czapski Unitins
  • Temis Gomes Parente Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Resumo: O que é movimento feminista? O que é feminismo? Ele contribuiu, incidiu ou influenciou de algum modo a vida das mulheres? Esse movimento foi único ou foi dividido em fases e em diversos movimentos feministas? A liberdade, os direitos e os espaços que as mulheres conquistaram foram possíveis porque existiram movimentos feministas? Essas são questões que este artigo objetiva problematizar, refletir e instigar no pensamento dos leitores. A partir de contribuições teóricas de trabalhos renomados tem o intuito de apresentar uma reflexão sobre o movimento feminista e como ele tem operado sua militância no desafio da ordem conservadora patriarcal, luta que culminou em conquistas e transformações culturais na vida das mulheres e homens nos espaços público e privado.

 

Biografia do Autor

Alessandra Ruita Santos Czapski, Unitins
Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela UNIGRANRIO (2007) Graduada em Serviço Social pelo Centro Luterano de Palmas (2005). Atualmente é Diretora de Ensino a Distância e professora titular da Fundação Universidade do Tocantins, atua no curso de Administração Pública UNTINS/UAB na disciplina e Metodologia Científica e no curso de Serviço Social presencial em disciplinas específicas da área. Tem experiência em capacitação de conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares na elaboração de plano de ação e Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Atua nos seguintes temas: educação a distância, gênero, violência doméstica contra a mulher, interdisciplinaridade e projetos sociais.
Temis Gomes Parente, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (1986), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Fez Pós-Doutora pelo CEDEPLAR/UFMG (2010). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Tocantins. Bolsista de Produtividade. Foi colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenou o Doutorado Interinstitucional - DINTER - junto ao programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006-2011).

Publicado
2017-12-13