OS ESPELHOS DA INCOMPLETUDE DOCENTE: SUPERANDO OS DESAFIOS DOS REFLEXOS DE INCOMPREENSÕES NOS REGISTROS DAS AVALIAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Narrativas de Aprendizagens. Registros. Infâncias.

Resumo

Este texto trata de uma narrativa de práticas docentes, objetivando uma reflexão acerca dos processos de registros para acompanhamento das aprendizagens das crianças, para e com seus familiares, envolvendo-os nas relações de observação e escuta dos interesses e hipóteses das crianças em suas investigações e desejos. Discute as incompreensões docentes, ressaltando a urgência de se compreender o tempo das crianças em suas infâncias, endossadas por Kohan (2004). A sustentação teórica deste relato acerca da rotina, cotidiano e registro na Educação Infantil, contou com as contribuições de autores como Barbosa (2000), Augusto (2013), Formozinho (2007), Staccioli (2018) e Margaret Carr (2012). O estudo consolidou a compreensão de que a singularidade da cotidianidade experienciada e não apenas vivida pelas crianças, enquanto jornada pedagógica, é um caminho para que sejam percebidas as especificidades das infâncias plurais, evidenciando a urgência de mais qualidade nas formações continuadas.

Biografia do Autor

Karen Justo, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. 

Referências

AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A experiência de aprender na educação infantil. SALTO PARA O FUTURO – NOVAS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Ano XXIII – Boletim 9, JUNHO, 2013 – TV Escola.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por Amor e Por Força: Rotinas na educação infantil. Campinas: Tese de Doutorado, Faculdade de Educação/ Unicamp, 2000.
BONDIOLI, Anna & MANTOVANI, Susanna. Introdução. In: BONDIOLI, Anna & MANTOVANI, Susanna (Orgs.). Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
CARR, M. & LEE, W. (2012). Learning Stories – Constructing, Learner Identities in Early Education. SAGE Publications Ltd
CARTER, M. (2010, novembro). Using “Learning Sories” to strengthen teachers relationships with children. Exchange, 40-44.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.
KOHAN, Walter O. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: Lugares da Infância. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
LEFEBVRE, Henry. La vida cotidiana en el mundo moderno. Madrid: Alianza Editorial, 1984.
Publicado
2021-02-24