MUSICALIZAÇÃO INFANTIL E PATRIMÔNIO EDUCATIVO: UMA EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL COM VIOLINO ATRAVÉS DO CANCIONEIRO AMAZÔNICO

Palavras-chave: Musicalização. Violino. Patrimônio Educativo. Cancioneiro Infantil Amazônico.

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre a experimentação musical com crianças do curso de violino do Programa de Extensão “Escola de Artes” da Universidade Federal do Amazonas, tendo como repertório o cancioneiro infantil da Amazônia. As atividades desenvolvidas durante este processo de musicalização foram embasadas nas teorias dos pedagogos musicais Suzuky (1994), Dalcroze (2011), Scheffer (2011), Carl Orff (2011), percussores dos métodos ativos. Estas pedagogias contemplam a socialização e a disciplina como focos para uma aprendizagem significativa. Quais as vantagens e desvantagens de se aprender violino coletivamente? Em que medida o ensino coletivo favorece o aprendizado de violino, numa perspectiva dos pedagogos musicais? A partir dessas considerações, é que se pensou realizar uma experimentação musical com violino através do cancioneiro infantil amazônico, concebendo este gênero musical como um patrimônio educativo, mediador de costumes, da memória, da mitologia e dos modos de existir na Amazônia.

Biografia do Autor

Rosejane da Mota Farias, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Faced/UFAM. Graduada em Letras, em Pedagogia e em Música pela UFAM. Professora Doutora da Faced/UFAM.

 

Marcio Jesus Vieira Bernardo, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Faced/UFAM, Graduado em Filosofia pelo Cenesch. Graduado em Pedagogia pela UFAM. Professor Mestre da Faced/UFAM.

Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Faced/UFAM.

Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Engenharia de Produção - Mídia e Conhecimento pela UFSC, Graduada em Pedagogia/UFAM, Mestre em Educação/UFSC. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Faced/UFAM.

Referências

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Publicado
2021-04-29