PEÇAS INTERTRAVADAS DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE PÓ DE VIDRO: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL COM TRATAMENTO ESTATÍSTICO

Palavras-chave: Pavimentos intertravados. Vidro. Reutilização.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar características físicas e mecânicas de pavimentos intertravados de concreto com a incorporação de pó de vidro, oriundos das embalagens long neck. A metodologia consistiu na dosagem de um traço padrão para atender a NBR 9781:2013 no que tange à resistência característica de elementos intertravados de 60 mm no valor de 35 MPa. Foram desenvolvidos mais três traços com a substituição do agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado (pó de vidro) proveniente de garrafas do tipo long neck nas proporções 5% (T2), 10% (T3) e 15% (T4) em relação a massa. A variável processo de cura também foi incorporada à pesquisa, adotando-se dois procedimentos distintos: cura ao ar livre e por aspersão. As respostas experimentais obtidas para os ensaios de absorção de água e resistência a compressão dos pisos intertravados, foram avaliadas pelo teste estatístico de comparação de Tukey ao nível de significância de 5%. Quanto a resistência à compressão dos diferentes traços infere-se que o traço T3 (10% de substituição) da cura por aspersão, apresentou-se como o de melhor performance, tanto no quesito de sustentabilidade, quanto no de resistência. Portanto, o vidro mostrou-se viável para utilização na fabricação de peças de pavimentos intertravados.

Biografia do Autor

Antônio Rafael de Souza Alves Bôsso, Centro Universitário Católica do Tocantins

Doutor em Química pela UFG, UniCatólica. 

Talline Pereira Parrião, UniCatólica

Engenheira Civil, UniCatólica. 

Esdras Souza Ferreira, UniCatólica

Engenheiro Civil, UniCatólica. 

Roberta Paula Medeiros Silva, UFG

Mestre em Mecânica das Estruturas, UFG. 

Adriano dos Guimarães de Carvalho, UFT

Doutor em Ciências do Ambiente, UFT. 

Referências

ANDRADE, R.O.B.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A.B. Gestão Ambiental: enfoque estratégico ao desenvolvimento sustentável.2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 51: Agregado graúdo - Ensaio de Abrasão “Los Angeles”. Rio de Janeiro, 2001.

____. NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação Especificação e Métodos de Ensaio. Rio de Janeiro.2013.

BRAGA, R. L.. Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos gerados em uma feira do Município de Ananindeua/PA. Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

BRASIL. Lei n.12.305: Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília: Diário Oficial da União - DOU, 2010.

BRITO, F. S. L.; PIMENTEL, B. A.; MORAIS, M. S.; ROSÁRIO, K. K. L.; CRUZ, R. H. R.. Impactos socioambientais provocados por um vazadouro a céu aberto: uma análise no distrito de Marudá/PA. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v. 10, n. 5, p. 128-139, 2019. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0012.

CALLISTER, W. D. Ciência e Engenharia de materiais: Uma introdução. Tradução Sergio Murilo. [S.1]: LCT, 2008.

LARSON, R.; FABER, B. Estatística Aplicada. 6 ed. Tradução: José Fernando Pereira Gonçalves; Revisão técnica: Manoel Henrique Salgado. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

MEHTA, P. K.; Monteiro, P.J.M. Concreto: estrutura, propriedade e materiais. 1ª Ed. São Paulo, editora Pini Ltda. 1994. 573 p.

RIGHI1, D., KÖHLER L., KIRCHHOf L., LIMA R. Efeitos da Substituição de Areia por Vidro Moído no Comportamento de Concretos em Elevadas Temperaturas, 2011.
Publicado
2021-10-14