PEÇAS INTERTRAVADAS DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE PÓ DE VIDRO: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL COM TRATAMENTO ESTATÍSTICO
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar características físicas e mecânicas de pavimentos intertravados de concreto com a incorporação de pó de vidro, oriundos das embalagens long neck. A metodologia consistiu na dosagem de um traço padrão para atender a NBR 9781:2013 no que tange à resistência característica de elementos intertravados de 60 mm no valor de 35 MPa. Foram desenvolvidos mais três traços com a substituição do agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado (pó de vidro) proveniente de garrafas do tipo long neck nas proporções 5% (T2), 10% (T3) e 15% (T4) em relação a massa. A variável processo de cura também foi incorporada à pesquisa, adotando-se dois procedimentos distintos: cura ao ar livre e por aspersão. As respostas experimentais obtidas para os ensaios de absorção de água e resistência a compressão dos pisos intertravados, foram avaliadas pelo teste estatístico de comparação de Tukey ao nível de significância de 5%. Quanto a resistência à compressão dos diferentes traços infere-se que o traço T3 (10% de substituição) da cura por aspersão, apresentou-se como o de melhor performance, tanto no quesito de sustentabilidade, quanto no de resistência. Portanto, o vidro mostrou-se viável para utilização na fabricação de peças de pavimentos intertravados.
Referências
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