POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO: COMO DEFINIR AGENDA DE INOVAÇÃO

Palavras-chave: Agenda da Inovação. Evolução da Lei. Políticas de Inovação.

Resumo

O artigo aborda discussão em como construir uma agenda pública de inovação, entendendo que a inovação é um diferencial em regiões economicamente desenvolvidas. O estado referência para essa pesquisa é o Estado do Tocantins, que foi percebido diante da pesquisa desenvolvida, que há a necessidade de implantar políticas mais claras, pois, a Lei 2458/2011 que é a Lei que trata da inovação no Estado do Tocantins ainda carece de mais evolução. O artigo centra-se sobre o Tocantins, e sobre informações que possam contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico e a construção de uma agenda de inovação. 

Biografia do Autor

Mauricio Santana Ribeiro, UFT

Administrador de Empresas, Especialista em Gestão Empresarial, Mestre em Propriedade intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. UFT.

Wandson Mendes Pessoa, IFMA

Tecnólogo em Gestão Pública, Especialista em Administração Pública, Mestre em Propriedade intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. IFMA.

Kleber Abreu de Sousa, UFT

Administrador de Empresas, Mestre em Engenharia da Produção. Doutor em Biotecnologia. UFT.

Referências

ALMEIDA, Ygor Freitas. Análise do sistema regional de inovação no Estado do Tocantins. Universidade Federal do Tocantins: Palmas, 2017.

CAVANCANTI, Pedro Luiz Costa. Inovação, um caminho sem volta. Disponível em: < https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/inovacao-na-gestao-publica-um-caminho-sem-volta/> acesso em 07 de junho de 2019 às 22h33min.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Disseminação de inovações e políticas públicas e espaço local. Revista FGV-EAESP. V.15 N.45. São Paulo: 2006.

KOCH, P., & HAUKNES, J. (2005). Innovation in the Public Sector. Publin Report n. D20. NIFU STEP, Oslo. Disponível em <http://www.step.no/publin/> Acesso em 07 de junho de 2019 às 21h20min.

LEWGOY, Júlia. Quer empreender? Veja o ranking dos estados mais inovadores do Brasil. 2019. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreendase/noticia/2019/05/15/quer-empreender-veja-o-ranking-dos-estados-mais-inovadores-do-brasil.ghtml> acesso em 09/06/2019.

MENDONÇA, Mauricio. Políticas públicas de inovação no Brasil: a agenda da industria. CGEE, V. 10 N.21. São Paulo, 2005.

RODRIGUES, Waldecy. DINIZ, Bernardo Campolina. Perspectivas de Crescimento Econômico no cenário amazônico: o caso do estado do Tocantins. Revista de Estudos Sociais, n.22 v. 2.: Brasilia, 2009.

SANTOS, Jeany Castro. A institucionalização da ciência e tecnologia do Tocantins à luz do federalismo brasileiro. Dissertação de Mestrado Universidade Federal do Tocantins: Palmas, 2015.

SATURNO, Patrícia. Projeto para implantação do Parque Tecnológico do Tocantins é tema de workshop em Palmas. Disponível em: < https://secom.to.gov.br/noticias/projeto-para-implantacao-do-parque-tecnologico-do-tocantins-e-tema-de-workshop-em-palmas-339767/> acesso em 09/06/2019.

SHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: tradução do livro de 1964. Editora Nova Cultura: São Paulo, 1997.

WINDRUM, P., & GARCÍA-GOÑI, M (2008). A neo-Schumpeterian model of health services innovation. Research Policy, 37, 649-672.

Publicado
2021-10-14