UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL SCRIPTSUCUPIRA PARA GERENCIAMENTO DA PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MEDICINA

Palavras-chave: Scriptsucupira. Plataforma Sucupira. Plataforma Lattes. Pós-graduação. Inovação.

Resumo

O Scriptsucupira é uma ferramenta computacional que extrai da Plataforma Lattes uma série de informações acadêmicas relacionadas aos cursos de Pós-graduação, organiza e apresenta tais informações nos moldes da avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este trabalho utilizou o Scriptsucupira para gerenciar a produtividade em pesquisa de um Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina localizado na cidade de São Paulo - SP. Os resultados, em formato de relatórios eletrônicos contendo informações relacionadas à produtividade do Programa, de suas Linhas de Pesquisa, e de seus Pesquisadores, possibilitam acompanhar de maneira rápida e prática, e sem a necessidade de acesso à Plataforma Lattes, o desempenho de cada um dos níveis do Programa avaliado, o que permite a criação de estratégias para alavancar a produção científica do curso ainda na vigência do quadriênio, evitando assim surpresas desagradáveis no momento da avaliação pela CAPES ao final do período.

Biografia do Autor

Francisco Sandro Menezes Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo

Doutor em Farmacologia. Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo, SP. 

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutor em Ciências. Curso Hipokrates Education Technology – São Paulo, SP. 

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação Escolar. Universidade Estadual do Ceará - CE. 

Murched Omar Taha, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM)

Doutor em Medicina. Professor associado Livre Docente do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). 

Referências

ALVES, A. D.; YANASSE, H. H.; SOMA, N. Y. LattesMiner: a multilingual DSL for information extraction from lattes platform. Proceedings of the compilation of the co-located workshops on DSM’11, TMC’11, AGERE! 2011, AOOPES’11, NEAT’11, & VMIL’11. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/capes. Acesso em: 16 mar. 2021.

FERRAZ, R. R. N. et al. Extração e disponibilização on line de indicadores de desempenho e prospecção dos resultados das pesquisas em dengue com a utilização da ferramenta computacional Scriptlattes. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 43, p. 93–114, 2015.

FERRAZ, R. R. N. et al. Acompanhamento da produção académica, avaliação das redes de colaboração e gerenciamento de desempenho de um programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito. PRISMA.COM, v. 24, n. 2, p. 204–180, 2018.

FERRAZ, R. R. N.; QUONIAM, L. M. A utilização da ferramenta computacional Scriptlattes para avaliação das competências em pesquisa no Brasil. PRISMA.COM, v. 24, n. 2, p. 234–222, 2018.

FERRAZ, R. R. N.; QUONIAM, L. M.; MACCARI, E. A. A utilização da ferramenta Scriptlattes para extração e disponibilização on-line da produção acadêmica de um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 24, 2014.

MENA-CHALCO, J. P.; JUNIOR, R. M. C. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 15, n. 4, p. 31–39, 2009.

NIGRO, C. A. et al. Prestação de contas anual e quadrienal à Capes por um programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia de Produção: utilização da ferramenta computacional Scriptlattes-Scriptsucupira. PRISMA.COM, v. 24, n. 2, p. 26–3, 2018.

SCHERER, C. et al. Importância de um secretário executivo no preenchimento do aplicativo coleta de dados Capes. Revista de Gestão e Secretariado, v. 3, n. 1, p. 54–67, 2012.

WIKIPEDIA. Forecasting, 2021. (Nota técnica).

Publicado
2021-08-26