EXPERIÊNCIA DOS EXTENSIONISTAS: DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Resumo
O presente artigo visa relatar a experiência dos extensionistas no diagnóstico das necessidades de educação em saúde sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST) de estudantes de duas instituições públicas de Ensino. O trabalho foi desenvolvido por graduandos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que participam do projeto de extensão Sexualidade Responsável. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários que buscavam os conhecimentos dos estudantes sobre tipos de IST, formas de prevenção, transmissão e prática sexual protegida. Os resultados mostram que o HIV é a IST mais conhecida pelos estudantes e que o uso de preservativo masculino o método de prevenção mais utilizado. Entretanto a utilização de vacinas e a Profilaxia Pós Exposição como formas de prevenção, foram pouco citadas. Os dados evidenciam que existe deficiência no conhecimento sobre IST na população assistida, demonstrando ser um cenário que necessita de intervenções educativas.
Referências
ALMEIDA, R.A.A.S.; CORRÊA, R.G.C.F.; ROLIM, I.L.T.P.; HORA, J.M.; LINARD, A.G.; COUTINHO, N.P.S.;OLIVEIRA, P.S. Conhecimento de adolescentes relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v.70, n.5, p.1033-1039, 2017. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0531
FERNÁNDEZ-BALBUENA,S.; BELZA, M.J.; CASTILLA, J.; HOYOS, J.; ROSALES-STATKUS, M.E.; SÁNCHEZ, R.; DE LA FUENTE, L. Awareness and use of nonoccupational HIV post-exposure prophylaxis among people receiving rapid HIV testing in Spain. HIV Medicine, p 252-257, 2013. https://doi.org/10.1111/j.1468-1293.2012.01056.x
BAUMAN, Z. Amor líquido. Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico:HIV/AIDS 2019. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2019/novembro/29/Boletim-Ist-Aids-2019-especial-web.pdf. Acesso em: 09 de set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_sgtes.pdf. Acesso em 23 de set. 2020.
BRASILa. Ministério da Saúde. Indicadores e dados básicos das hepatites nos municípios brasileiros. Disponível em:
BRASILb. Ministério da Saúde. Indicadores e dados básicos da sífilis nos municípios brasileiros. Disponível em: http://indicadoressifilis.aids.gov.br/. Acesso em: 22 de Maio de 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção Combinada do HIV/Bases conceituais para profissionais, trabalhadores(as) e gestores(as) de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/prevencao-combinada-do-hiv-bases-conceituais-para-profissionais-trabalhadoresas-e-gestores. Acesso em: 09 de set. 2020.
BRASILa. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_clinico_diretrizes_terapeuticas_profilaxia_pre_exposicao_risco_infeccao_hiv.pdf. Acesso em: 09 de set. 2020.
BRASILc. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Brasília : Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-atencao-integral-pessoas-com-infeccoes. Acesso em: 19 de setembro de 2020.
BRASILb. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais. Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-profilaxia-pos-exposicao-pep-de-risco. Acesso em: 10 de agost. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf. Acesso em 07 set. 2020.
CARLETO, A.P.; FARIA, C.S.; MARTINS, C.B.G.; SOUZA, S.P.S.; MATOS, K.F. Conhecimentos e práticas dos adolescentes da capital de Mato Grosso quanto às DST/AIDS. DST J Bras Doenças Sex Transm, v.22, n.4, p.206-11, 2010. Disponível em: http://www.dst.uff.br/revista22-4-2010/7%20-%20Conhecimentos%20e%20praticas%20de%20adolescentes%20de%20Mato%20Grosso.pdf . Acesso em 22 de junho de 2020.
CARVALHO, G.R.O.; PINTO, R.G.S.; SANTOS, M.S. Conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis por estudantes adolescentes de escolas públicas. Rev. Adolesc. Saúde (Online), v. 15, n. 1, p. 07-17, 2018. Disponível em https://cdn.publisher.gn1.link/adolescenciaesaude.com/pdf/v15n1a02.pdf. Acesso em 22 de junho de 2020.
CRUZ, L.Z.; ANDRADE, M.S.; PAIXÃO, G.P.N.; SILVA, R.S.; MACIEL, K.M.N.; FRAGA, C.D.S. Conhecimento dos adolescentes sobre contracepção e infecções sexualmente transmissíveis. Adolesc. Saude, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 7-18, 2018. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/adolescenciaesaude.com/pdf/v15n2a02.pdf Acesso em: 18/06/20.
FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREITAS, J. L. G.; PEREIRA, P. P. S.; MOREIRA, K. F. A.; SILVA, A. D. Prevalência do não uso de preservativo entre universitários e pós-graduandos de uma universidade pública do Norte do Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 25, p. e751, 2019. https://doi.org/10.25248/reas.e751.2019
KORENROMP, E.L.; ROWLEY, J.; ALONSO, M.; MELLO, M.B.; WIJESOORIYA, N.S. et al. Global burden of maternal and congenital syphilis and associated adverse birth outcomes - Estimates for 2016 and progress since 2012. PLOS ONE, v.14, n.7, p.e0219613, 2019. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0219613
NUNES, B. K. G.; GUERRA, A. D. L.; SILVA, S. M.; GUIMARÃES, R. A.; SOUZA, M. M. DE; TELES, S. A.; MATOS, M. A. DE. O uso de preservativos: a realidade de adolescentes e adultos jovens de um assentamento urbano. Rev. Eletr. Enf., v. 19, p.a03, 2017. https://doi.org/10.5216/ree.v19.39041..
OSIS, M.J.D; DUARTE, G.A; SOUSA, M.H. Conhecimento e atitude de usuários do SUS sobre o HPV e as vacinas disponíveis no Brasil. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 48, n. 1, p. 123-133, 2014. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048005026
PROVENZANO, S.; SANTANGELO, O. E.; TERRANOVA, A.; D’ANNA, G.; GRIGIS, D.; FIRENZE, A. Investigate the sexual habits of young people: a cross-sectional study among nursing students of the University of Palermo. Acta Bio Medica Atenei Parmensis, v. 91, n. 2-S, p. 50-57, 2020. https://doi.org/10.23750/abm.v91i2-S.8556
SALES,W.B.; CAVEIÃO, C.;VISENTIN, A.; MOCELIN, D.; COSTA, P.M.; SIMM, E.B. Comportamento sexual de risco e conhecimento sobre IST/SIDA em universitários da saúde. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v. serIV, n. 10, p. 19-27, 2016. http://dx.doi.org/10.12707/RIV16019
SANTOS, V.P.; COELHO, M.T.A.D.; MACÁRIO, E.L.; OLIVEIRA, T.C.S. Existe relação entre o conhecimento de estudantes a respeito das formas de contágio do HIV/AIDS e suas respostas sobre a proximidade com soropositivos? Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 8, p. 2745-2752, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017228.25892015
SPINDOLA, T.; OLIVEIRA, C.; SANTANA, R.; SODRÉ, C.; ANDRÉ, N.; BROCHADO, E. Sexual Practices, Knowledge and Behavior of College Students Regarding Sexually Transmitted Diseases. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [S.l.], v. 11, n. 5, p. 1135-1141, 2019. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1135-1141
MARANHÃO, T.A.; GOMES, K.R.O.; OLIVEIRA, D.C.; MOITA NETO, J.M. Repercussão da iniciação sexual na vida sexual e reprodutiva de jovens de capital do Nordeste brasileiro. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 22, n. 12, p. 4083-4094, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172212.16232015.
UNESCO. International technical guidance on sexuality education: An evidence-informed approach. Revised edition. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Paris: UNESCO, 2018. Disponível em: https://www.unaids.org/sites/default/files/media_asset/ITGSE_en.pdf. Acesso em: 09 de set. 2020.
VISALLI, G.; COSENZA, B.; MAZZÙ, F.; BERTUCCIO, M. P.; SPATARO, P.; PELLICANÒ, G. F.; DI PIETRO, A.; PICERNO, I.; FACCIOLÀ, A. Knowledge of sexually transmitted infections and risky behaviours: a survey among high school and university students. J Prev Med Hyg, v.60, n.2, p.E84-E92, 2019. https://doi.org/10.15167/2421-4248/jpmh2019.60.2.1079
WHO. World Health Organization. Global health sector strategy on sexually transmitted infections 2016–2021: towards ending STIs. Geneva: World Health Organization, 2016. Disponível em: https://www.who.int/reproductivehealth/publications/rtis/ghss-stis/es/. Acesso em: 12 de maio de 2020.
WHO. World Health Organization. HIV/AIDS [homepage]. Geneva: WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hiv-aids. Acesso em: 13 mai. 2020.
WHO. World Health Organization. Sexually transmitted and other reproductive tract infections. Geneva: WHO; 2005. Disponível em: https://www.who.int/reproductivehealth/publications/rtis/9241592656/es/. Acesso em: 12 de maio de 2020.
WHO. World Health Organization. WHO publishes new estimates on congenital syphilis. Geneva: WHO, 2019. Disponível em: https://www.who.int/reproductivehealth/congenital-syphilis-estimates/en/. Acesso em: 13 mai. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).