O ESTUDO DA TRAJETÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE ANÁLISE DA AUTORIA DE TELENOVELAS: O CASO DE GLÓRIA PEREZ
Resumo
A autoria de produtos audiovisuais é problematizada a partir da sua natureza de produção, essencialmente, coletiva. Entretanto, em determinados produtos, como a telenovela brasileira, o reconhecimento de autoria é realizado pela recepção ao roteirista principal. Deste modo, orientado pelas noções de campo e trajetória, de Pierre Bourdieu, o presente estudo propõe que há uma trajetória de consagração, que conduz o roteirista ao reconhecimento de sua autoria através da audiência. O estudo aborda a trajetória de Glória Perez, roteirista das 21hs, da Globo, desde o início da sua carreira (1983) até a exibição de Salve Jorge (2012) e demonstra como as sucessivas mudanças de posicionamento no campo da telenovela nacional fizeram com que ela alcançasse o posto mais alto neste campo e tivesse com isso, maior autonomia para contar suas histórias
Referências
BOURDIEU, P. As regras da arte. Gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
____________. Por uma ciência das obras. In: Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas-SP: Papirus, 1996.
GUERRA, R. C. de A. O Discurso sobre a Ciência nas Telenovelas. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco (2004). Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=525&sid=27. Acesso em: 20 jan. 2013.
HAMBURGER, E. O Brasil Antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
IORIO, P. de M. A menor distância entre dois mundos: um estudo sobre a representação do Eu e do Outro em telenovelas de Gloria Perez. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, UFRJ, 2010.
RAMOS, J. M. O.; Borelli, S. H. S.; Ortiz, R.; Telenovela: História e Produção. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SEVCENKO, N.; Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SOUZA, M. C. J. de (org). Analisando autoria das telenovelas. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2004.
____________________. Telenovela e Representação Social – Benedito Ruy Barbosa e a representação do popular na telenovela Renascer. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.
SOUZA, M. C. J. de; WEBER, Maria Helena. Autoria no campo das telenovelas brasileiras: a política em Duas Caras e em A favorita. Salvador. EDUFBA, 2009.
TERRA, R. Das glórias de Perez e Magadan. Observatório de Imprensa, 27/01/2009, edição 522. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/das_glorias_de_perez_e_magadan. Acesso em: 01 ago. 2012.
THOMASSEAU, J. O melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2005.
XEXÉO, A. Janete Clair: a usineira dos sonhos. Rio de Janeiro: Relume, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).