A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS FEMININAS DESTEMIDAS E RESILIENTES COMO MARCA AUTORAL DE SHONDA RHIMES

  • Genilson Alves Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Séries de TV, Autoria, Estilo, Ficção Seriada

Resumo

O artigo aqui proposto busca demonstrar como a roteirista e produtora de TV Shonda Rhimes, criadora da série de TV estadunidense Grey’s Anatomy (ABC, 2005 – presente), consegue a partir do drama médico criar uma marca autoral que consiste na construção e desenvolvimento de personagens femininas que têm na audácia e resiliência suas principais características. Tendo em vista que o foco desta investigação é o ofício do roteirista, a análise aqui proposta se concentra na ação dramática observando, portanto, os movimentos e comportamentos das personagens femininas a partir dos diálogos das cenas. O estudo é conduzido por uma abordagem teórico-metodológica que aglutina os trabalhos de Pierre Bourdieu (1996), Michael Baxandall (2006) e David Bordwell (2008) e que se preocupa com uma análise textual e contextual da obra. A análise realizada confirma a hipótese de que a construção de personagens femininas resilientes e destemidas se torna a primeira e mais reconhecida marca autoral de Rhimes por garantir a essas personagens força e vulnerabilidade que a um só tempo as tornam mais complexas, humanas e, consequentemente, mais engajáveis, ou seja, mais aptas a envolver o público por meio da identificação.

Biografia do Autor

Genilson Alves, Universidade Federal da Bahia

Doutorando e mestre em Comunicação Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. 

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso.; MEIMARIDIS, Melina. Dissecando fórmulas narrativas: drama profissional e melodrama nas séries médicas. Revista Fronteiras (Online), v. 18, p. 158-169, 2016. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2016.182.05. Acesso em: 21 jun. 2018.
ARAÚJO, João Eduardo Silva de. Crystal Blue Persuasion: a construção do mundo ficcional no seriado televisivo Breaking Bad. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
BAXANDALL, Michael. Padrões de Intenção. São Paulo: Editora Schwarcz, 2006.
BORDWELL, David. Figuras Traçadas na Luz: A Encenação no Cinema. Campinas: Papirus, 2008.
BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
LESSA, Rodrigo. Ficção seriada televisiva e narrativa transmídia: Uma análise do mundo ficcional multiplataforma de True Blood. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
LEVINE, Elana. Grey’s Anatomy: Feminism. IN: MITTELL, Jason; THOMPSON, Ethan (eds). How To Watch Television. New York: New York University Press, 2013. p. 139-147.
MEIMARIDIS, Melina. Dissecando a estrutura narrativa dos seriados médicos americanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade Federal Fluminense, Niterói.
MITTELL, Jason. Complex TV. The Poetics of Contemporary Television Storytelling. New York: New York University Press, 2015.
THOMPSON, Kristin. Storytelling in film and television. Cambridge e Londres: Harvard University Press, 2003.
Publicado
2020-12-22