A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS FEMININAS DESTEMIDAS E RESILIENTES COMO MARCA AUTORAL DE SHONDA RHIMES
Resumo
O artigo aqui proposto busca demonstrar como a roteirista e produtora de TV Shonda Rhimes, criadora da série de TV estadunidense Grey’s Anatomy (ABC, 2005 – presente), consegue a partir do drama médico criar uma marca autoral que consiste na construção e desenvolvimento de personagens femininas que têm na audácia e resiliência suas principais características. Tendo em vista que o foco desta investigação é o ofício do roteirista, a análise aqui proposta se concentra na ação dramática observando, portanto, os movimentos e comportamentos das personagens femininas a partir dos diálogos das cenas. O estudo é conduzido por uma abordagem teórico-metodológica que aglutina os trabalhos de Pierre Bourdieu (1996), Michael Baxandall (2006) e David Bordwell (2008) e que se preocupa com uma análise textual e contextual da obra. A análise realizada confirma a hipótese de que a construção de personagens femininas resilientes e destemidas se torna a primeira e mais reconhecida marca autoral de Rhimes por garantir a essas personagens força e vulnerabilidade que a um só tempo as tornam mais complexas, humanas e, consequentemente, mais engajáveis, ou seja, mais aptas a envolver o público por meio da identificação.
Referências
ARAÚJO, João Eduardo Silva de. Crystal Blue Persuasion: a construção do mundo ficcional no seriado televisivo Breaking Bad. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
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