ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Resumo
A Etnomatemática é um programa de investigação, cuja preocupação está voltada a compreender as manifestações matemática desenvolvida por diferentes grupos culturais, ou por grupos de pessoas no decurso do seu trabalho ou durante aspectos das suas vidas. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura acerca das pesquisas que adotam o programa Etnomatemática na Educação do Campo. Foi utilizada a base de dados da Capes e o Google Acadêmico no período de 2000 a 2020. As 12 publicações selecionadas foram lidas na integra e colocados em um quadro com destaques para: o título, autor, ano, tipo de produção, programa, objetivo, procedimento metodológico, base teórica e resultados. Percebe-se que a educação matemática voltada à Educação do Campo precisa ser e fazer a diferença na vida dos estudantes, por isso a Etnomatemática pode contribuir de forma efetiva em seus modos de vida, contribuído assim em suas tomadas de decisões na vida do campo.
Referências
ALVES, L. C. F. A (des) construção do conhecimento na Educação do Campo: diálogos entre os saberes no ensino de Matemática. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANKPRB/1/vers_o_final.pdf
BERTI, N. M . O ensino de matemática no Brasil: buscando uma compreensão histórica. Ponta Grossa, [sn], 2005.
BITTENCOURT JUNIOR, N. F. et al. O pensamento americanista na educação brasileira: o projeto dos ginásios polivalentes (1960–1970). Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberlândia, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24337
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S.; CAMPOS, T. M. M. A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, n. 50, p. 1056-1076, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301056
CÂMARA, D. Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000
CAMPOS, P. P. A matemática do meio rural numa abordagem etnomatemática: Uma experiência educacional dos núcleos-escolas da comunidade camponesa do movimento sem terra no município de Serra Talhada. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5949
CASTRO, S. P. N.; ANTUNES, F. M. Educação do Campo e Etnomatemática: uma articulação possível?. Educação Matemática Debate, n. 4, p. 9, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1855
COSTA, B. J. F.; TENÓRIO, T.; TENÓRIO, A. A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, n. 50, p. 1095-1116, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301095&lng=en&nrm=iso
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a08v31n1
______. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 189-204, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300189
______. Etnomatemática e educação: Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul: UNISC, v. 10, n. 1, jan./jun. 2002.
______. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
______. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
______. Etnomatemática. 2 ed. São Paulo: Ática, 1993.
______. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999.
______. Etnomatemática – arte de explicar e conhecer. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.
FRANÇOIS, K. The role of ethnomathematics within mathematics education. CERME 6–WORKING GROUP 8, p. 1517, 2010. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3320/5b6705c524c17c18ef505d28457c6d735568.pdf#page=1599
KNIJNIK, G. Educação matemática, culturas e conhecimento na luta pela terra. São Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
KOKKA, K. Addressing Dilemmas of Social Justice Mathematics through Collaboration of Students, Educators, and Researchers. Educational Considerations, v. 43, n. 1, p. 4, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Kari_Kokka/publication/318764188_Addressing_Dilemmas_of_Social_Justice_Mathematics_through_Collaboration_of_Students_Educators_and_Researchers/links/5c0e55774585157ac1b73d69/Addressing-Dilemmas-of-Social-Justice-Mathematics-through-Collaboration-of-Students-Educators-and-Researchers.pdf
HILL, Heather C. et al. Mathematical knowledge for teaching and the mathematical quality of instruction: An exploratory study. Cognition and instruction, v. 26, n. 4, p. 430-511, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/07370000802177235
MATOS, Silvana Lucas Bomtempo et al. Trabalhando o campo e construindo o conhecimento matemático: uma perspectiva etnomatemática dos trabalhadores rurais. 94 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Seropédica-RJ, 2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=165455
MONTEIRO, A. Etnomatematica: as possibilidades pedagogicas num curso de alfabetização para trabalhadores rurais assentados. 200 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 1998. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252479
OLIVEIRA, M. E. B.; GÓMEZ, J. R. M. A Educação do Campo no contexto do modelo de desenvolvimento rural no Brasil: o princípio educativo do trabalho como alternativa. PEGADA-A Revista da Geografia do Trabalho, v. 15, n. 1, 2014.
RIBEIRO, M. Educação do Campo: embate entre Movimento Camponês e Estado. Educação em Revista, v. 28, n. 1, p. 459-490, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100020
RODRIGUES, M. S. R. Práticas pedagógicas em educação matemática do campo em escolas rurais de PICOS/PI. 73 f. Dissertação (Mestrado). Programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática. Universidade Luterana do Brasil. Canoas-RS, 2016.
SHOWALTER, D. A. et al. Place-based mathematics education: A conflated pedagogy. Journal of Research in Rural Education, v. 28, n. 6, p. 1-13, 2013.
STRAPASSON, A. G. Educação Matemática, culturas rurais e etnomatemática: possibilidades de uma prática pedagógica. Dissertação (Mestrado). Programa de pós-graduação em Ensino de ciência exatas. Rio Grande do Sul. 2012. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/283/1/AndreiaStrapasson.pdf
VERNER, Igor; MASSARWE, Khayriah; BSHOUTY, Daoud. Constructs of engagement emerging in an ethnomathematically-based teacher education course. The Journal of Mathematical Behavior, v. 32, n. 3, p. 494-507, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0732312313000539?via%3Dihub
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).