ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Palavras-chave: Etnomatemática. Ensino de Matemática. Educação do Campo. Produção Acadêmica.

Resumo

A Etnomatemática é um programa de investigação, cuja preocupação está voltada a compreender as manifestações matemática desenvolvida por diferentes grupos culturais, ou por grupos de pessoas no decurso do seu trabalho ou durante aspectos das suas vidas. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura acerca das pesquisas que adotam o programa Etnomatemática na Educação do Campo. Foi utilizada a base de dados da Capes e o Google Acadêmico no período de 2000 a 2020. As 12 publicações selecionadas foram lidas na integra e colocados em um quadro com destaques para: o título, autor, ano, tipo de produção, programa, objetivo, procedimento metodológico, base teórica e resultados. Percebe-se que a educação matemática voltada à Educação do Campo precisa ser e fazer a diferença na vida dos estudantes, por isso a Etnomatemática pode contribuir de forma efetiva em seus modos de vida, contribuído assim em suas tomadas de decisões na vida do campo.

Biografia do Autor

José de Ribamar Leonel Dias Neto, Instituto Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Ensino em Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (uft). Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática pelo Instituto de Educação e Tecnologia (IFTO). Graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), no Curso de Matemática e nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. 

Orcélia Pereira Sales, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Ensino em Ciência e Saúde (UFT - 2020). Especialização em Educação e Promoção da Saúde (UnB - 2005). Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem (ENSP - 2005). Graduação em Enfermagem (PuC/GO - 2003). 

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca-Espanha (1998). Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, tendo sido coordenadora de área do PIBID/Matemática da ULBRA. 

Janeisi de Lima Meira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2018). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Cursos de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde. 

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos