QUESTÃO DA AUTORIA DOS EDITORES E CRIADORES NOS COMICS DE SUPER-HERÓIS

Palavras-chave: Comics, Autoria, Editoras, Narrativas

Resumo

Esse artigo examina a questão da autoria nos comics que interpela a relação entre a necessidade comercial da editora de comics que detém os direitos dos personagens e a vontade dos criadores de criarem histórias. A questão da autoria é posta aqui como chave de análise para compreender como as editoras podem interferir no modo como as narrativas dos Comics são criadas. O modelo de análise adotado articula as contribuições de Mag Uidhir (2012), Michael Baxandal (2006) e Pierre Bourdieu (1996). Pressupostos que orientam o exame da história das posições autorais nos comics, indicando as especificidades do lugar autoral de desenhistas, de roteiristas e de editores. O caso de Brand New Day (Amazing Spider-Man #546-647) foi examinado como marco de referência para demostrar como a abordagem de análise adotada amplia a compreensão dos modos do modelo de produção das editoras demarcarem possibilidades de autoria desses agentes.

Biografia do Autor

João Senna Teixeira, UFBA

Doutor em comunicação e cultura contemporânea pela UFBA. 

Maria Carmem Jacob de Souza, UFBA

Professora doutora da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Lider do Grupo de Pesquisa A-teve: laboratório de análise da teleficção (CNPq. Poscom/UFBA). 

Referências

BARRETO, R.. A construção social da autoria nos videoclipes. In: SOUZA, M.C.; BARRETO, R. (org.). Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. Salvador: Edufba, 2014. p. 41–79.
BAXANDALL, M.. Padrões de Intenção. São Paulo: Editora Schwarcz, 2006.
BOURDIEU, P.. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
HARVEY, R. C. The art of the funnies : an aesthetic history. Jackson: University Press of Mississippi, 1994.
JAUSS, H. R.. A História da Literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editóra Ática, 1994.
MAG UIDHIR, C.. Minimal authorship (of sorts). Philosophical Studies, [S. l.], v. 154, n. 3, p. 373–387, 2011. DOI: 10.1007/s11098-010-9525-0. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11098-010-9525-0. Acesso em: 28 nov. 2018.
________________. Comics & Collective Authorship. In: MESKIN, Aaron; COOK, Roy T. (org.). Art of Comics: A Philosophical Approach. Chichester: Blackwell Publishing Ltd, 2012.
PETERSEN, R.S. Comics, Manga and Graphic Novels. A history of graphic narratives. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2011.
PROCTOR, W.. Canonicity. In: WOLF, M. J. P. (org.). The Routledge Companion to Imaginary Worlds. New York: Routledge, 2018. p. 236–245.
SAUNDERS, C.; SCOTT, H.; MARCH, J.; DOUGALL, A.. Marvel Chronicles: A Year By Year History. London: Dorling Kindersley, 2010.
SOUZA, M. C.. O papel das redes de televisão na construção do lugar do autor nas telenovelas brasileiras: notas metodólogicas. In: SOUZA, M.C.; BARRETO, R. (org.). Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. Salvador: Edufba, 2014. p. 13–40.
TEIXEIRA, J.S.; DE SOUZA, M.C.J.. Princípios e recursos da continuidade narrativa na serialidade dos comics de super-heróis. Fronteiras - estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 21, n. 3, p. 130–141, 2019. DOI: 10.4013/fem.2019.213.11. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/16099.

TEIXEIRA, J. S.. As Funções Narrativas das Capas de Sandman. 2009. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
___________________. Formação dos subcampos do Comics norte americanos. In: SOUZA, M. C.; BARRETO, R. R. (org.). Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. Salvador: Edufba, 2014. a. p. 81–98.
___________________. Batman e Robin Nunca Morrerão: A Construção Do Cânone e da Continuidade na Passagem de Grant Morrison pelo Batman. 2014b. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
___________________. A construção em Teia do Universo Cinematico da Marvel. 2019. UFBA, Salvador, 2019.
WOLF, M.J. P. Building Imaginary Worlds: The Theory and History of Subcreation. New York: Taylor & Francis, 2012.
Publicado
2020-12-22