IDEIAS NACIONAIS SOBRE PARQUE INFANTIS

Palavras-chave: Educação. História da Educação. Recreação.

Resumo

Neste artigo há resultados de pesquisa elaborada com o objetivo de apresentar a relação entre as ideias nacionais sobre os Parques Infantis de meados do século XX com as singularidades e elementos comuns dos Parques Infantis do município de Marília/SP. Para isso, mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa bibliográfica e documental, utiliza-se como fontes os jornais marilienses e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, esta última, um dos periódicos nacionais utilizados para o debate de ideias educacionais. Os resultados possibilitam compreender que os Parques Infantis eram vistos de forma positiva, tendo como um dos eixos em comum a possibilidade de recreação. Além disso, também há a relação com a valorização da Educação Física, jogos, cultura, atividades ao ar livre, formação das recreacionistas e a valorização das famílias como parceiras.

Biografia do Autor

Aline de Novaes Conceição, Unesp

Doutoranda e Mestra em Educação, Especialista em Formação de professores para Educação Especial e Inclusiva e pedagoga pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp – Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília/SP. Psicopedagoga Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu, Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação (Indep). Professora. 

Macioniro Celeste Filho, Unesp

Pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2016-2017.) Docente do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp – Campus de Bauru/SP e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp – Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília/SP. 

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Autor 1. 2018. (Digitado).

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Publicado
2021-04-14