APRENDENDO A SER PROFESSORA: TRAJETÓRIA DE VIDA E DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Formação Inicial. Educação Infantil. Educação Física. História de Vida. Narrativa.

Resumo

Este relato de experiência tematiza a história de vida de uma graduanda de Educação Física de uma universidade pública localizada em Florianópolis/SC. Teve como objetivo refletir sobre os momentos da trajetória de vida e de formação considerados significativos para a sua prática pedagógica na Educação Infantil, bem como evidenciar os sentidos e as contribuições da formação inicial no seu processo de tornar-se professora. Através da narrativa escrita, verificou-se que experiências ao longo da sua escolarização, bem como nos esportes influenciaram a escolha profissional. Experiências enquanto acadêmica e de prática pedagógica, demonstraram como os estágios curriculares foram determinantes na sua constituição profissional, valorizando as trocas e o apoio dos pares. Conclui-se que, da condição de atleta à condição de (quase!) professora de Educação Física, o desejo pela docência na Educação Infantil surge da fusão de aprendizagens ocorridas no decorrer da trajetória de vida e de formação da acadêmica.

Biografia do Autor

Pamela Nunes Bueno, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil (2020). 

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Franciscano (2003). Professora adjunta do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID-UDESC). 

Referências

BETTI, I. R.; MIZUKAMI, M. G. N. História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v. 3, n. 2, p. 108-115, dez., 1997.

BENITES, L. C.; SARTI, F. M.; SOUZA NETO, S. De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45 n. 155, p.100-117, jan./mar., 2015.

FIGUEIREDO, Z. C.; PLOTEGHER, A. T.; ALVES, C. A. Experiências formadoras da docência em educação física: estudo das trajetórias dos discentes. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p. 1-13, 2019.

FLORIANÓPOLIS. Orientações Curriculares para a Educação Infantil Municipal. Florianópolis: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASPAR, B. S.; RICHTER, A. C.; VAZ, A. F. Das práticas pedagógicas para a Educação Física Infantil de 0 a 3 anos no município de Florianópolis. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 231-251, jan./abr., 2015.

GONÇALVES, D.; RICHTER, A. C.; BASSANI, J. J. História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 362-370, out./dez., 2017.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docência. Brasília: LiberLivro, 2012. (Coleção Formar).

MARTINS, R. L. D.; MELLO, A. S. Perfil profissional dos professores de educação física que atuam na educação infantil pública das capitais brasileiras. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 15, p. 160-172, out., 2019.

MELLO, A. S. et. al., Educação Física na Educação Infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 467-484, abr./jun., 2014.

MOLINA, R. K., MOLINA NETO, V. Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussão. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 402-413, 2012.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 46, v. 9, p. 1-13, set., 2008.

RAMALHO, B.; NUÑEZ, I., y GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.

REIS, G. A. S. V.; OSTETTO, L. E. Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, ago., 2018.

RODRIGUES, R. M; FIGUEIREDO, Z. C. Construção identitária da professora de Educação Física em uma instituição de Educação Infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 65-81, out./dez., 2011.

SANTOS, N. Z.; BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. Vida de professores de Educação Física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 141-165, abr./jun., 2009.

SILVA et. al., Carreira docente em Educação Física: história de vida de uma professora emérita. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1., p. 199-214, jan./mar., 2018.

SILVA, L. O. E.; DIEHL, V. R. O.; MOLINA NETO, V.. Narrativa escrita: relacionando a produção de conhecimento e a formação docente. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2010, São Paulo. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica: Espaço (Auto) Biográfico: Artes de Viver, Conhecer e Formar. São Paulo: FEUSP; BIOGRAPH, 2010. p. 01-11.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 1-39, jan./abr., 2006.

SOUZA, E. C. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão-narrar a vida. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 213-220, maio/ago., 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VIEIRA, A. O.; SANTOS, W.; FERREIRA NETO, A. Tempos de escola: narrativas da formação discente ao ofício docente. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 119-139, jul./set., 2012.

VIEIRA, C. L. N. Memória, esporte e formação docente em educação física. Florianópolis. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências de Educação da UFSC, 2007.

VIEIRA, K.; POULSEN, F.; DUEK, V. P. Aspectos curriculares da formação em Educação Física. Zero a Seis, Florianópolis, v. 22, n. 41, p. 107-124, jan./jul., 2020.

WITTIZORECHI, E. S. et. al. Pesquisar exige interrogar-se: A narrativa como estratégia de pesquisa e de formação do(a) pesquisador(a). Movimento, Porto Alegre, v.12, n. 02, p. 09-33, maio/ago., 2006.

Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência