METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ENFERMAGEM

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Enfermagem. Educação em Enfermagem.

Resumo

Este artigo avalia a utilização das metodologias ativas no ensino de Enfermagem e a capacidade destas de desenvolver habilidades e competências preconizadas pelos dispositivos que regem a atuação profissional e as estratégias de assistência à saúde. Identificar qual a metodologia ativa mais utilizada e como ela contribui ao ensino de Enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa de abordagem qualitativa realizada a partir de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo, Medline e LILACS. Conforme levantamento bibliográfico realizado, o estudo demonstrou que a metodologia mais utilizada é a Metodologia da Problematização (MP), com 40% dos relatos de experiência encontrados, seguida por simulação realística (n=2; 20%), os recursos audiovisuais e softwares (n=2; 20%) e as rodas de conversa (n=2; 20%). A MP propicia o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a formação acadêmica e profissional em Enfermagem, pois contém ferramentas e métodos voltados tanto para o ambiente da sala de aula quanto para a própria atuação do enfermeiro. As experiências relatadas nos estudos demonstram que o uso de metodologias ativas tem muito a somar no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais na formação ética-profissional e humanística dos enfermeiros.

Biografia do Autor

Kauanna Kelly Barbosa, FESAR

Graduada em Enfermagem (FESAR). 

Raylton Aparecido Nascimento Silva, Universidade Paulista

Graduado em Enfermagem (ULBRA), Mestrando em Enfermagem (UFSM). Professor na Universidade Paulista (UNIP). 

Diogo Amaral Barbosa, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia

Graduado em Enfermagem (UEMT). Mestre em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Professor na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR). 

Kelber Ruhena Abrao, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Educação Física (FURG), Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Referências

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Publicado
2021-08-26