O DESPERTAR PARA O CUIDADO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOCANTINS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Atenção à Saúde. Moradores de Rua. Rede de Serviços.

Resumo

O relato de experiência expõe a criação do consultório na rua (ECR) pela equipe do Projeto de Pesquisa e Extensão “Palmas para Todos”, vinculado à Fundação Escola de Saúde Pública (FESP). Trata de questões referentes às contribuições para atuação do assistente social na equipe na atenção as pessoas em situação de rua, no período de 2016 a 2019. Por meio da integração da rede de atendimento foi possível o cuidado compartilhado, resultando em construção de Projetos Terapêutico Singular e realização de ações educativas. Metodologia: usou-se do método descritivo para construção deste relato. Resultados: com a mobilização da rede, observou-se uma oscilação do quantitativo de pessoas em situação de rua, isso repercutiu na realidade social dessa população, em 2016, no inicio 37 pessoas, 2017 a 2018 o quantitativo chegou em 164 e 2019 reduziu para 105. Nesse percurso, 25 delas retornaram ao convívio familiar, 12 conseguiram moradia, 05 dessas 12 foram contempladas pelo programa “Minha Casa Minha vida” e 05 faleceram. Conclusão: Para o cuidado em saúde da pessoa em situação rua é indispensáveis uma rede integrada para o atendimento desta população nos diversos pontos da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde.

Biografia do Autor

Alderina Costa Sousa, Fundação Escola de Saúde Publica de Palmas/TO

Assistente social. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Atua no Nucleo de Pesquisa da Fundação Escola de Saude Publica de Palmas.

 

Maria Helena Cariaga Silva Brasil, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Rosemeire Alves de Sousa e Silva, Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins

Assistente social. Pós-graduanda em Serviço Social em Saúde Coletiva pela Faculdade de Minas (FACUMINA). Atua na Secretaria Estadual da Saúde.  

 

Referências

BARROS Nelson Filice de; HALLAIS, Janaína Alves da Silveira. Consultório na Rua: visibilidades, invisibilidades e hipervisibilidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2015.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado a saúde junto a população em situação de rua. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012c. (Serie A. Normas e Manuais Técnicos).

_______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Área Territorial Oficial - Consulta por Unidade da Federação., »Arquivado desde o original em 9 de abril de 2014. Consultado em 15 de Outubro de 2016.

_______. IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Estimativa da população em situação de rua no brasil. Brasília, outubro de 2016.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 98 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

CFESS. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10ª. ed. rev. e atual. - [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, 2012.

______. Conselho Federal de Serviço Social. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Politica de Saúde. CFESS, Brasília, 2010.

DE ALMEIDA, Antônio Vitor Barbosa, et al. Defensoria Pública, População em Situação de Rua e Acesso à Justiça: Histórico Das Experiências Brasileiras e a Necessidade de uma Política Institucional Ampla. Teses e Práticas Exitosas, V. 14, P. 177, 2019.

GARBOIS, J. A.; SODRÉ, F.; DALBELLO-ARAUJO, M. Da noção de determinação social à de determinantes sociais da saúde. Saúde em Debate, v. 41, n. 112, p. 63–76, mar. 2017.

GONÇALVES, Antônio Sérgio; GUARÀ, Isa Maria F. Rosa. Redes de Proteção social na comunidade. In: GUARA, Isa Maria F. Rosa. Redes de Proteção social. Abrigos em movimentos. 2010.p.11-20.

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5a. Ed; São Paulo: Cortez, 2001.

MARX, Karl. O Capital: para crítica da economia política. 32a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

PALMAS. PORTARIA TP nº 457/SEMUS/GAB/SUPAVS, de 11 de abril de 2019. Disponível em: http://diariooficial.palmas.to.gov.br/todos-diarios/?page=17.

PRATA, Larissa Laisner, ROSALINI, Maria Helena Pereira e OGATA, Marcia Niituma. Família e cuidado sob os olhares de uma equipe de saúde da família de São Carlos, SP. Disponível: http://aps.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/1518/742. Acessado: 13/08/2019.

PETTRES, Andreia Assmann; ROS, Marco Aurélio Da. A determinação social da saúde e a promoção da saúde social. Arq. Catarin Med. 2018 jul.set. 47(3):183-196. Acesso em: 27 de novembro de 2020. Disponível em: http://www.acm.org.br/acm/seer/index.php/arquivos/article/view/375/282.

SILVA, Alaíde da; FERNANDES Maria Morita; RODRIGUES, Maria Lucia. Serviço social e o cuidado em saúde. Serviço Social & Saúde, v. 14, n. 1 (19), p. 39-56, 2015. Disponível http://periodicos.bc.unicamp.br. Acessado: 13/08/2019.

VARGAS, Everson Rach; MACERATA, Iacã. Contribuições das equipes de Consultório na Rua para o cuidado e a gestão da atenção básica. Revista Panamericana de Salud Pública, 2018, 42: e170.

TIENGO, Verônica Martins. O Fenômeno População em Situação de Rua Enquanto Fruto do Capitalismo. Textos & Contextos (Porto Alegre) v. 17, n. 1, p. 138 - 150, jan./jul. 2018.

Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos