FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL (EIP) NA SAÚDE PARA O ENSINO DA TEORIA A PRÁTICA NO ÂMBITO SUS
Resumo
O presente artigo objetiva propor iniciativas de formação docente para atuar nas interfaces da Educação Interprofissional (EIP). No contexto atual torna-se mais relevante esta formação, para que as práticas colaborativas sejam centradas na pessoa sob os cuidados da equipe objetivando a melhora na resolutividade das demandas e a qualidade dos serviços de saúde. A EIP insere-se como uma proposta de mudanças para formação docente das diferentes profissões no âmbito SUS, esta estratégia procura dar respostas ao fato de que a formação dos profissionais da saúde no Brasil, ao longo do tempo, embasou-se em saberes cada vez mais especializados, distantes de uma prática que privilegie a construção de conhecimentos compartilhados coletivamente. A pesquisa tem como objetivo em experimentar os caminhos e propor iniciativas de formação docente para atuar no ensino interprofissional em saúde no âmbito SUS. Traz uma pesquisa bibliográfica para exploração dos conceitos de formação docente; ensino, interprofissionalidade e SUS. Como resultado aponta para que esta formação deve contribuir para o desenvolvimento de profissionais preparados para atuar em consonância com os princípios e as diretrizes do SUS, em prol de um sistema de saúde público, universal e equânime.
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