MIL E UMA COLEÇÕES: OS REPERTÓRIOS AUDIOVISUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Palavras-chave: Repertórios Audiovisuais. Coleções. Cultura da Convergência.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma análise qualitativa e quantitativa dos repertórios audiovisuais de sessenta e sete alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública. Como parte de um estudo de caso (ANDRÉ, 1995), os alunos responderam a um questionário para a coleta de registros que permitissem investigar, entre outros aspectos, o que e como assistiam a conteúdos audiovisuais. O corpus foi submetido a uma análise sistêmica dos dados para a geração de dados qualitativos e quantitativos. As análises foram baseadas no diálogo teórico proposto entre os conceitos de coleções individuais (GARCÍA-CANCLINI, 1989) e de cultura da convergência (JENKINS, 2006). Os resultados indicam que os alunos possuem uma maior liberdade de construção de seus repertórios, formando grandes coleções individuais, no entanto a abrangência estética e cultural destas coleções é muito pequena, indicando que buscam por fórmulas audiovisuais já conhecidas para garantir a experiência de entretenimento.

Biografia do Autor

Bruno Cuter Albanese, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Letras (Licenciatura em Português). Mestre em Linguística Aplicada pela mesma Universidade. Professor de leitura e produção de textos para o Fundamental II e professor colaborador (orientador externo) da Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Referências

ANDRÉ, M. E. D; A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas híbridas – estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; tradução da introdução Gênese Andrade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo, SP: Editora Aleph, 2009.

LANKSHEAR, C & KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre, RS: Artmend, 2008.

ROJO, R. H. R.. A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: Ler é melhor do que estudar. In: FREITAS, M.T.A. & COSTA, S. (Org.). Leitura e Escrita na Formação de Professores. São Paulo: Editora Musa, 2002.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos