MIL E UMA COLEÇÕES: OS REPERTÓRIOS AUDIOVISUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
Resumo
O objetivo deste artigo é propor uma análise qualitativa e quantitativa dos repertórios audiovisuais de sessenta e sete alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública. Como parte de um estudo de caso (ANDRÉ, 1995), os alunos responderam a um questionário para a coleta de registros que permitissem investigar, entre outros aspectos, o que e como assistiam a conteúdos audiovisuais. O corpus foi submetido a uma análise sistêmica dos dados para a geração de dados qualitativos e quantitativos. As análises foram baseadas no diálogo teórico proposto entre os conceitos de coleções individuais (GARCÍA-CANCLINI, 1989) e de cultura da convergência (JENKINS, 2006). Os resultados indicam que os alunos possuem uma maior liberdade de construção de seus repertórios, formando grandes coleções individuais, no entanto a abrangência estética e cultural destas coleções é muito pequena, indicando que buscam por fórmulas audiovisuais já conhecidas para garantir a experiência de entretenimento.
Referências
ANDRÉ, M. E. D; A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas híbridas – estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; tradução da introdução Gênese Andrade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo, SP: Editora Aleph, 2009.
LANKSHEAR, C & KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre, RS: Artmend, 2008.
ROJO, R. H. R.. A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: Ler é melhor do que estudar. In: FREITAS, M.T.A. & COSTA, S. (Org.). Leitura e Escrita na Formação de Professores. São Paulo: Editora Musa, 2002.
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