RACISMO POR MEIO VIRTUAL OU IMPRESSO: UMA ANÁLISE DA APOSTILA UTILIZADA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-raciais. Racismo. Material Didático. Diversidade.

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise do material didático disponibilizado pela secretaria estadual de educação do governo de Minas Gerais como subsídio as aulas em sistema de ensino remoto durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 em 2020, especificamente a apostila referente ao ensino de história. O enfoque do estudo foi a análise sobre a abordagem de tal material ao retratar a participação da população negra na formação social brasileira. Constatou-se que a mesma acaba por reproduzir representações racistas ao invisibilizar tal parcela da população ou retratá-la por meio de estereótipos negativos. A pesquisa foi desenvolvida em diálogo com bibliografia referente ao tema da educação para as relações étnico-raciais e seus apontamentos indicam uma defasagem conceitual significativa de tal material didático, contribuindo para um processo de exclusão e privação do direito à diversidade.

Biografia do Autor

Bruna Ramalho Marques, Rede Estadual de Educação Básica do Rio de Janeiro

Mestra em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da
Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Maria de Lourdes de Lucena Sartor, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

Mestra em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Professora da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. 

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ANDRADE, Inaldete Pinheiro de. Construindo a auto-estima da criança negra.. In: MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 117 -124

BRASIL. Ministério da Educação/Secad. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. 2004. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-dapublicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/488171 Acesso em 20/08/2020.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

DUMONT, Louis. Homo hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP. 1992.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FERNANDES, F. A Integração do negro na sociedade de classes: o legado da raça branca. São Paulo: Ática, 1978, vol. I.

FREIRE, G. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Ed. Claro Enigma, 2015

GOMES, Nilma L. Educação, raça e gênero: Relações imersas na alteridade. Cadernos Pagu (6-7) 1996: pp.67-82. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=51071 Acesso em 20/08/2020.

_________. Educação e relações raciais: Refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 143-154..

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. Lisboa: Presença, 1973

LIMA, Heloisa Pires. Personagens negros: um breve perfil na literatura infanto-juvenil. In: MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005 p.101 a 116

MOURA, Glória. Direito à diferença. In: MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 69-82..

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

PET (Plano de Estudos Tutorados) 2 – História. Sem autoria. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1k-MJnTwzOTsBlvLMXmbtI76POegXxWXu/view. Acessado em 20/08/2020.

SANTOS, Hélio. Discriminação racial no Brasil, s/d Disponível em: https://esmec.tjce.jus.br/wp-content/uploads/2008/10/discriminacao_racial_no_brasil.pdf Acesso em: 10/08/2020.

SCHWARCZ, Lilia Mortiz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil de 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

______. As teorias raciais, uma construção histórica de finais do século XIX: o contexto brasileiro. In: SCHWARCZ, L. M. e QUEIROZ, R. S. (orgs.). Raça e diversidade. São Paulo: EDUSP/Estação Ciência, p. 146 -185, 1996

SILVA, Ana Célia. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 21-38.

Publicado
2022-03-09