ENSINO A DISTÂNCIA E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: CAMINHOS CRUZADOS POR UMA PANDEMIA
Resumo
A pandemia causada pelo COVID-19 obrigou as autoridades portuguesas a encerrar, em março de 2020, todos os estabelecimentos de ensino, submetendo, repentinamente, milhares de alunos e docentes a um modelo de ensino a distância para os quais poucos estariam preparados. No caso de alunos com perdas sensoriais, nomeadamente ao nível da audição e da visão, importa perceber de que forma estes alunos acompanharam as aulas transmitidas pela televisão e as aulas síncronas promovidas pelos seus professores. Constatou-se que as principais dificuldades se prendiam com questões de acessibilidade aos conteúdos abordados e, ao nível das novas tecnologias, a maioria dispunha dos meios telemáticos necessários à participação nestas aulas. Os resultados do presente estudo permitem perceber que os responsáveis políticos e pedagógicos pela implementação deste modelo de ensino devem ter presentes as especificidades dos seus destinatários, sob pena de acentuarmos desigualdades, cujo direto de acesso ao conhecimento será sempre inalienável.
Referências
https://proandee.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/acao_dee_no_e_d.pdf
ALVES, L. A.; LIMA, R.; PEREIRA, F. Telescola: Um espaço de Referência Educativa.
Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, 2019. 978-989-8969-27-9. DOI https://doi.org/10.21747/978-989-8969-27-9/tel.
Audio Haptics for Visually Impaired Training and Education at a Distance. Projeto financiado pela Direcção-Geral de Educação e Cultura da União Europeia. 768.580€: 26 p. 2006. Disponível:
https://www.yumpu.com/en/document/read/4261788/minerva-eacea
BURGSTAHLER, S.; CORRIGAN, B.; MCCARTER, J. Making distance learning courses accessible to students and instructors with disabilities: A case study. Internet and Higher Education, 7, p. 233-246, 2004.
Conselho de Ministros aprova 400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas. Lisboa, 2020. Disponível em:
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=conselho-de-ministros-aprova-400-milhoes-para-adquirir-recursos-digitais-para-escolas.
Decreto n.º 2-A/2020. Diário da República n.º 57/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-03-20. Presidência do Conselho de Ministros. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 14-G/2020. Diário da República n.º 72/2020, 2º Suplemento, Série I de 2020-04-13. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 54/2018. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Ministério da Educação. Lisboa.
Direção-Geral-de-Saúde. (2020). COVID-19: Ponto da situação atual em Portugal https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/
DOBRANSKY, K.; HARGITTAI, E. The Disability in Internet Access and Use. Information, Communication & Society 9, n. 3, p. 313-334, 2006.
As Epidemias e as Pandemias na História da Humanidade. Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2020). Disponível em:
https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul-artigo/99/epidemias-e-pandemias-na-historia-da-humanidade
COVID-19 and the world of work: Impact and policy responses. International-Labour-Organization. (2020). Disponível em:
https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/briefingnote/wcms_738753.pdf
INE. 80% dos utilizadores de internet participam em redes sociais. Instituto Nacional de Estatística. Lisboa. 2019. Disponível:
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=354447559&DESTAQUESmodo=2&xlang=pt
KAYE, H. S. Computer and Internet Use Among People with Disabilities. U.S. Department of Education, National Institute on Disability and Rehabilitation Research. Washington DC. 2000.
LENHART, A.; HORRIGAN, J.; RAINIE, L.; ALLEN, K. et al. The Ever-Shifting Internet Population: A new look at Internet access and the digital divide. Pew Research Center. Washington, DC. 2003.
MANN, C. W.; BELCHIOR, P.; TOMITA, M. R.; KEMP, B. Computer use by middle-aged and older adults with disabilities. Technology and Disability, 1, 17, n. 1-9, 2005.
MAYBERRY, R. When time is everything: Age of first-language effects on second language learning. Applied Psycholinguistics, 28, p. 537-549, 2007.
MAYBERRY, R.; CHEN, J.; WITCHER, P.; KLEIN, D. Age of acquisition effects on the functional organization of language in the adult brain. Brain and Language, 119, p. 16-29, 2011.
NTIA. Falling through the Net: toward digital inclusion. US Department of Commerce, Economics and Statistics Administration. Washington, DC. 2000.
NTIA. A nation onine: How Americans Are Expanding Their Use of the Internet. U.S. DEPARTMENT OF COMMERCE. Economics and Statistics Administration Washington, DC. 2002.
Programa de Estabilização Económica e Social. Lisboa. Disponível em: https://pees.gov.pt.
RIGGINS, F. J.; DEWAN, S. The Digital Divide: Current and Future Research Directions. Journal of the Association for Information Systems, 6, n. 12, p. 298-337, 2005.
SAULESCU, G., 2008, Bucharest, Romania. AHVITED - Audio Haptocs for Visually Impaired Training and Education at a distance.
SCHOLZ, F.; YALCIN, B.; PRIESTLEY, M. Internet access for disabled people: Understanding socio-relational factors in Europe. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 11, n. 1, 2017.
SEYMOUR, W.; LUPTON, D. Holding the line online: Exploring wired relationships for people with disabilities. Disability & Society, 4, 19, p. 291-305, 2004.
VICENTE, M. R.; LOPEZ-MENENDEZ, A. J. Assessing the regional digital divide across the European Union-27. Telecommunications Policy, 35, n. 3, p. 220-237, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).