ENSINO A DISTÂNCIA E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: CAMINHOS CRUZADOS POR UMA PANDEMIA

Palavras-chave: Deficiência Visual. Deficiência Auditiva. TIC. Educação Especial. Pandemia.

Resumo

A pandemia causada pelo COVID-19 obrigou as autoridades portuguesas a encerrar, em março de 2020, todos os estabelecimentos de ensino, submetendo, repentinamente, milhares de alunos e docentes a um modelo de ensino a distância para os quais poucos estariam preparados. No caso de alunos com perdas sensoriais, nomeadamente ao nível da audição e da visão, importa perceber de que forma estes alunos acompanharam as aulas transmitidas pela televisão e as aulas síncronas promovidas pelos seus professores. Constatou-se que as principais dificuldades se prendiam com questões de acessibilidade aos conteúdos abordados e, ao nível das novas tecnologias, a maioria dispunha dos meios telemáticos necessários à participação nestas aulas. Os resultados do presente estudo permitem perceber que os responsáveis políticos e pedagógicos pela implementação deste modelo de ensino devem ter presentes as especificidades dos seus destinatários, sob pena de acentuarmos desigualdades, cujo direto de acesso ao conhecimento será sempre inalienável.

Biografia do Autor

João Paulo Santos, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Mestre em Ensino. Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

Anabela Cruz-Santos, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutorada em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Especial, CIEd- Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

Referências

Ação do Docente de Educação Especial na modalidade E@D. Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Almada 2020. Disponível em:
https://proandee.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/acao_dee_no_e_d.pdf

ALVES, L. A.; LIMA, R.; PEREIRA, F. Telescola: Um espaço de Referência Educativa.
Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, 2019. 978-989-8969-27-9. DOI https://doi.org/10.21747/978-989-8969-27-9/tel.

Audio Haptics for Visually Impaired Training and Education at a Distance. Projeto financiado pela Direcção-Geral de Educação e Cultura da União Europeia. 768.580€: 26 p. 2006. Disponível:
https://www.yumpu.com/en/document/read/4261788/minerva-eacea

BURGSTAHLER, S.; CORRIGAN, B.; MCCARTER, J. Making distance learning courses accessible to students and instructors with disabilities: A case study. Internet and Higher Education, 7, p. 233-246, 2004.
Conselho de Ministros aprova 400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas. Lisboa, 2020. Disponível em:
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=conselho-de-ministros-aprova-400-milhoes-para-adquirir-recursos-digitais-para-escolas.

Decreto n.º 2-A/2020. Diário da República n.º 57/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-03-20. Presidência do Conselho de Ministros. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 14-G/2020. Diário da República n.º 72/2020, 2º Suplemento, Série I de 2020-04-13. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 54/2018. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Ministério da Educação. Lisboa.

Direção-Geral-de-Saúde. (2020). COVID-19: Ponto da situação atual em Portugal https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/

DOBRANSKY, K.; HARGITTAI, E. The Disability in Internet Access and Use. Information, Communication & Society 9, n. 3, p. 313-334, 2006.

As Epidemias e as Pandemias na História da Humanidade. Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2020). Disponível em:
https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul-artigo/99/epidemias-e-pandemias-na-historia-da-humanidade

COVID-19 and the world of work: Impact and policy responses. International-Labour-Organization. (2020). Disponível em:
https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/briefingnote/wcms_738753.pdf

INE. 80% dos utilizadores de internet participam em redes sociais. Instituto Nacional de Estatística. Lisboa. 2019. Disponível:
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=354447559&DESTAQUESmodo=2&xlang=pt

KAYE, H. S. Computer and Internet Use Among People with Disabilities. U.S. Department of Education, National Institute on Disability and Rehabilitation Research. Washington DC. 2000.

LENHART, A.; HORRIGAN, J.; RAINIE, L.; ALLEN, K. et al. The Ever-Shifting Internet Population: A new look at Internet access and the digital divide. Pew Research Center. Washington, DC. 2003.

MANN, C. W.; BELCHIOR, P.; TOMITA, M. R.; KEMP, B. Computer use by middle-aged and older adults with disabilities. Technology and Disability, 1, 17, n. 1-9, 2005.

MAYBERRY, R. When time is everything: Age of first-language effects on second language learning. Applied Psycholinguistics, 28, p. 537-549, 2007.

MAYBERRY, R.; CHEN, J.; WITCHER, P.; KLEIN, D. Age of acquisition effects on the functional organization of language in the adult brain. Brain and Language, 119, p. 16-29, 2011.

NTIA. Falling through the Net: toward digital inclusion. US Department of Commerce, Economics and Statistics Administration. Washington, DC. 2000.

NTIA. A nation onine: How Americans Are Expanding Their Use of the Internet. U.S. DEPARTMENT OF COMMERCE. Economics and Statistics Administration Washington, DC. 2002.

Programa de Estabilização Económica e Social. Lisboa. Disponível em: https://pees.gov.pt.

RIGGINS, F. J.; DEWAN, S. The Digital Divide: Current and Future Research Directions. Journal of the Association for Information Systems, 6, n. 12, p. 298-337, 2005.

SAULESCU, G., 2008, Bucharest, Romania. AHVITED - Audio Haptocs for Visually Impaired Training and Education at a distance.

SCHOLZ, F.; YALCIN, B.; PRIESTLEY, M. Internet access for disabled people: Understanding socio-relational factors in Europe. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 11, n. 1, 2017.

SEYMOUR, W.; LUPTON, D. Holding the line online: Exploring wired relationships for people with disabilities. Disability & Society, 4, 19, p. 291-305, 2004.

VICENTE, M. R.; LOPEZ-MENENDEZ, A. J. Assessing the regional digital divide across the European Union-27. Telecommunications Policy, 35, n. 3, p. 220-237, 2011.
Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos