COVID19, DIREITO À EDUCAÇÃO: IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE

Palavras-chave: Covid-19. Educação. Ensino Remoto. Docência.

Resumo

Com a adoção do distanciamento social como forma de prevenção ao Covid19, há a substituição das aulas presenciais por atividades à distância, com utilização expressiva de plataformas digitais. Entretanto, vários limites tem sido observados nesta forma de reorganização escolar que além de não garantir o acesso de todos, traz impactos no trabalho docente. O presente texto discute estes impactos, a partir da análise de dados de uma pesquisa em desenvolvimento, em um município da zona da mata mineira, cujo objetivo é identificar as percepções dos professores que atuam na educação básica sobre o seu trabalho, durante o contexto de pandemia.  O estudo de caráter quanti-qualitativo conta com o aporte teórico de autores como Ball, Mainardes, Oliveira, Tardif e Lessard e emprega questionário online e entrevistas. Os dados obtidos até o momento, indicam sobrecarga de atividades docentes, modificações no processo de aprendizagem e influência de grupos privados na concepção de educação.

Biografia do Autor

Elita Betania de Andrade Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação, PPGE/UFJF.

Alesandra Maia Lima Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora - CAED/UFJF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora efetiva da Educação Básica do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF e professora do Mestrado Profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED/UFJF). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação infantil, políticas educacionais, formação de professores e aprendizagem.

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Publicado
2022-07-05