O ENSINO NO CONTEXTO DA COVID-19: UM ESTUDO QUALI-QUANTITATIVO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS POR ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Ensino Remoto. Covid-19.

Resumo

O isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 intensificou o uso e a comunicação por meio de tecnologias digitais. Na educação, as aulas presenciais foram suspensas, o que abriu caminho para a implementação de novas práticas de ensino. Diante desse contexto, o presente estudo buscou, através de uma abordagem quali-quantitativa, avaliar as condições de acesso e a qualidade da internet, assim como das tecnologias digitais utilizadas por estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para um possível retorno das atividades acadêmicas. Participaram da pesquisa 95% dos discentes matriculados no curso. Os resultados revelam que dificuldades econômicas, de saúde física e mental, institucionais e outras são impasses à implantação de um ensino remoto inclusivo.

Biografia do Autor

Bruna de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional e bacharela em Economia. Professora da Universidade Federal do Tocantins. 

Suiá Omim Arruda de Castro Chaves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Sociologia e Antropologia. Professora da Universidade Federal do Tocantins.

Thainá Nunes Pires Santana, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BACICH, Lilian. 2020. Ensino híbrido: muito mais que unir aulas presenciais e remotas. Disponível em:
https://lilianbacich.com/2020/06/06/ensino-hibrido-muito-mais-do-que-unir-aulas-presenciais-e-remotas/ Acesso em 04 ago 2020.

BERARDI, Franco; TOUTONIAN, Lala. O vírus opera uma mudança de campo da esfera biológica a psíquica avalia Franco "Bifo" Berardi. Instituto Humanitas Unisinos. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/602879-o-virus-opera-uma-mudanca-de-campo-da-esfera-biologica-a-psiquica-avalia-franco-bifo-berardi. Acesso em 18 set 2020.

BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, p. 62, 17 jun 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Página. Art. 205.

CARVALHO, J. J. et alii. "Sofrimento psíquico na universidade, psicossociologia e encontro de saberes. Revista Sociedade e Estado. Volume 35 N.1, Janeiro/Abril 2020. pp.135-162.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CLETO, MARCELO DE SOUZA; CLETO, Elaine Toricelli. Levantamento Quali-quantitativo do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins. 2017. (Relatório de pesquisa).

CHRISTENSEN, Clayton; HORN, Michel; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Disruptive innovation, 2013.

DEMO, Pedro. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v. 1, n.1, 2009, p.53-75.

DEMO, Pedro. Aprender com suporte digital. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias, v. 25, 2020, p. 10-93.

HARAWAY, D. Manifesto Ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In. Tadeu, T. (Org.) Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Pp 33-118.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educasereview, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1 Acesso em 04 ago 2020.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999;

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Covid-19 no Brasil. Disponível em: http://susanalitico.saude.gov.br/#/dashboard/ Acesso em 6 jul 2020.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35.

OLIVEIRA, Bruna de; GUIMARÃES, Lucas José; SANTANA, NUNES, Thainá Pires. O caminho para a redução da evasão de estudantes nas instituições de ensino superior. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.18, 2019, p. 155-164.

PENROD, J.; PRESTON, D.B., CAIN, R. & STARKS, M.T. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. Journal of transcultural nursing, vol 4. nº 2, April, 2003. 100-107p.

STENGERS, I. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Disponível em: https://tomazinho.com.br/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar/ Acesso em 04 ago 2020.

UJVARI, Stefan Cunha – A história e suas epidemias. A convivência do homem com os microrganismos. Rio de Janeiro, Senac Rio; São Paulo, Senac São Paulo, 2003. 311p. ilus. ISBN 85-87864-30-0

WRUBEL, Giovanna; LEONARDI, Juliana; FERNANDES, Karina Nonato; CAICHE, Luciana Lote. As possibilidades do ensino híbrido na construção de integrações mais democráticas e significativas em sala de aula. Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, n. 20, 2017.
Publicado
2022-03-08