“TEMOS QUE SABER QUE A COOPERATIVA É UMA EMPRESA DIFERENTE”: PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA

  • Diego Neves de Sousa Embrapa Pesca e Aquicultura
  • Palloma Rosa Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Michele Silva Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Cleiton Silva Ferreira Milagres Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A educação cooperativista requer eficientes instrumentos de comunicação adequados à realidade das organizações, como forma de impulsionar e assessorar uma adequada e equilibrada gestão cooperativa. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar a percepção dos presidentes de Cooperativas Singulares vinculadas a uma Cooperativa Central do ramo agropecuário sobre as práticas da educação cooperativista, através da realização de entrevistas semiestruturadas. Entre os resultados, verificou-se que é insuficiente a prática da educação cooperativista nas cooperativas Singulares, bem como na Central.

Biografia do Autor

Palloma Rosa Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Gestão de Cooperativas, pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Extensão Rural também pela Universidade Federal de Viçosa, desempenhou atividades como: Gerente de Projetos da Associação dos Educadores Cooperativista do Brasil (ONG EDUCOOP), atuou também como componente da equipe socioeconômica do Núcleo de Estudo e Planejamento da Terra (NEPUT). Foi Professora de Pós-Graduação do Instituto Prominas/Universidade Cândido Mendes e da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Assumiu a Coordenação da Associação de Base Tecnológica de Viçosa e Região (ViçosaTec). Atualmente dedica-se a realização do Doutorado em Economia Doméstica/UFV. As áreas de concentração de estudo são: Redes, organizações, Cooperativismo, Educação Cooperativista, Profissionalização da Gestão cooperativista, Extensão Rural, Administração.

Michele Silva Costa, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura em Letras (2007) e graduação em Administração (2006) ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros e especialização em Docência do Ensino Superior (2015) pela FACIMAB. Atualmente é mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins.

Cleiton Silva Ferreira Milagres, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins(UFT). Mestre em Extensão Rural e Bacharel em Gestão de Cooperativas, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professor Assistente II (UFT) no curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, campus Araguaína. Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão: "Cooperativismo, Extensão Rural e Processos Participativos" (UFT) e participa dos Grupos: Gestão e desenvolvimento de cooperativas e associações e ASSENTAMENTOS - Grupo de Pesquisa sobre Movimentos Sociais no Campo, Reforma Agrária e Associativismo. Membro do Comitê Organizador Internacional do SIBEP - Seminário Internacional Brasil, Espanha e Portugal. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: Metodologias Participativas, Cartografia Social, Educação Cooperativista, Extensão Rural e Processos Sociais.

Publicado
2018-03-02
Seção
Artigos