VIDAS IMPORTAM E A FALSA SIMETRIA: O DISCURSO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

Palavras-chave: Enunciado. Mídias Digitais. Foucault.

Resumo

A atual conjuntura favorece um momento de ampla socialização e compartilhamento digitalizados. Por meio das mídias, sobretudo as digitais, movimentos sociais são articulados e seus enunciados emergem em uma singularidade contextual, produzindo acontecimentos discursivos, que se instalam na luta por uma suposta verdade do fato. Neste artigo, o objetivo é analisar, a partir dos estudos discursivos foucaultianos, o discurso a respeito do movimento Black Lives Matter, compreendido como objeto de desejo e de disputa que, portanto, mobiliza séries discursivas em confronto. Para isso, os conceitos de enunciado e de acontecimento discursivo, fundamentados na obra A arqueologia do Saber, serão fundamentais para compreendermos a emergência de determinados enunciados em meio às séries de manifestações de reivindicação ao combate do racismo, articuladas pelo movimento Black Lives Matter, que ergueu-se nos EUA e ressoou no Brasil e em outros países. Assim, pôde-se compreender os enunciados como reveladores de uma oposição, operando para efetivação de diferentes práticas sociais.

Biografia do Autor

Ingrid Cunha de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras e Mestranda em Linguística pela UFPB.

Vanice Sargentini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Titular da UFSCar.

Referências

Black Lives Matter. Site. Disponível em: https://blacklivesmatter.com/.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8.ed.: Paz e terra. Disponível em: https://perguntasaopo.files.wordpress.com/2011/02/castells_1999_parte1_cap1.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7.ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

_________. A ordem do discurso. 3.ed., São Paulo: Edições Loyola, 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/37089018/FOUCAULT_Michel_A_Ordem_do_Discurso. Acesso em: 04 jul. 2020.

FOUCAULT, Michel. Aulas sobre a vontade de saber: curso no Collège de France (1970-71). Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo, WMF Martins Fontes. 2014.

FOUCAULT, Michel. Aula de 17 de março de 1976. In. __ . Em defesa da Sociedade. Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

NAVARRO, P. O acontecimento discursivo e a construção da identidade na história. Disponível em: https://pt.slideshare.net/danypereira509/foucault-e-os-domnios-da-linguagem-vanice-sargentini-e-pedro-navarrobarbosa-orgs-1. Acesso em: 05 jul. 2020.

RIBEIRO, D. Quem tem medo do feminismo negro?. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Publicado
2021-01-25