A (DES) COLONIZAÇÃO DO OUTRO: O DISCURSO RELIGIOSO E SUA INTERPELAÇÃO NO SUJEITO DE JOHN ALLEN CHAU SOBRE OS ÍNDIOS SENTINELA DO NORTE

Palavras-chave: Discurso Religioso. Interpelação Ideológica. Subjetividade.

Resumo

Este artigo está fundamentado num entendimento de como os dispositivos de poder, embasados pela religião protestante, atingem e sistematizam a produção e reprodução de subjetividades no sujeito de forma singular. John Allen Chau (JAC), um ativista religioso, foi morto no dia 28 de novembro de 2018, ao tentar catequizar índios isolados da ilha de Sentinela, na Índia. Este acontecimento permitiu analisar os efeitos de sentidos do discurso religioso a partir da noção de posição-sujeito de JAC confrontando com a posição-sujeito (não religioso) dos Sentinela do Norte. A materialidade discursiva constitui-se de recortes registrados por John Allen Chau em seu diário de bordo, e que posteriormente, foram publicados pelos jornais: The Washington Post, BBC News e na rede social Instagram.

Biografia do Autor

Carolina Pinheiro Barros , UNISUL

Doutoranda em Ciências da linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina- Unisul. Bolsista da Fundação de amparo à pesquisa de Santa Catarina (FAPESC).

Silvânia Siebert, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – Universidade do Sul de Santa Catarina. Doutora em Linguística Aplicada e do Curso de Comunicação Social da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins, 1980.

CASSIRER, Ernst. Fatos e ideais (1944, 1972). In: ______. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 1994. p. 95-104.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias; Tradução de Ângela M. S. (Corrêa. 2. ed., 2a reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2013.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus; [supervisão e notas Marcelo Backes]. - 2. ed revista. - São Paulo: Boitempo, 2010.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. In: Revista Famecos, no. 15, pp. 74-82, 2001.

ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Segmentar ou Recortar. Estudos, Uberaba, v. 10, p. 09-26, 1984.

_____. Palavra, fé, poder. – Campinas, SP: Pontes, 1987.

_____. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003. p.239-262.

_____. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

SIEBERT, Silvânia. Crônicas em antologias, suas adaptações audiovisuais e os sentidos: o gênero na formação intercultural discursiva em comunicação social. 2012. 174 f. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

Publicado
2021-01-25