OS MEANDROS DA PRODUÇÃO DISCURSIVA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DISCURSO, CONTRA-DISCURSO E ANÁLISE DISCURSIVA

Palavras-chave: Discurso. Produção Discursiva. Contra-Discurso.

Resumo

O presente trabalho trata dos mecanismos de produção discursiva na sociedade, abordando a relação do discurso com a ideologia, a importância da palavra e a necessidade de se estabelecer o contra-discurso. As ideias ora abordadas partem de uma base teórica, respaldada, principalmente, nos estudos oriundos do Círculo de Bakhtin, que foram apresentados por Valentin Volóchinov, em Marxismo e Filosofia de Linguagem (2018), e por Mikail Bakhtin, em Estética da criação verbal (2011). Ainda subsidiam o debate, além de outros, os estudos de Norman Fairclough (2001), com uma teoria social acerca do discurso, que enriquecem, especialmente, estas reflexões, ressaltando a ideia de discurso como prática social e a possibilidade da mudança discursiva. A partir das discussões, três textos são analisados, objetivando um melhor entendimento acerca do contra-discurso e dos meandros da produção discursiva, na tentativa de demonstrar as possibilidades de se estabelecer uma subversão no ordenamento discursivo.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Souza Garcia, UFAC

Doutoranda e Mestre em Letras (PPGLI/UFAC); Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Acre (IFAC), Câmpus Cruzeiro do Sul. 

Referências

ANTUNES, Arnaldo. Inclassificáveis. Disponível em: http://www. vagalume.com.br/ arnaldo-antunes/inclassificaveis. html#ixzz3RNtIrCj1. Acesso em 30/01/2020.
BAKHTIN, Mikail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. 2ª edição, São Paulo: Hucitec, 1993, p. 1 – 50.
______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6ª edição, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2ª edição, São Paulo: Editora 34, 2018.
COLASANTI. Marina. Eu sei, mas não devia. Disponível em http://www. releituras.com/mcolasanti_eusei.asp. Acesso em 29.01.2020.
DICIONÁRIO AURÉLIO ON-LINE. Disponível em https://editorapositivoaurelio.page. Acesso em 05.03.2020.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Tradução, revisão técnica e prefácio: Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FALCÃO. Adriana. Palavras. Disponível em http://www.universodosleitores. com/2012/11/texto-da-semana-palavras-de-adriana.html. Acesso em 29/01/2020.
FARIA E SILVA, Adriana Pucci Penteado. Bakhtin. In: Estudos do Discurso: perspectivas teóricas. Organização Luciano Amaral Oliveira. 1ª edição, São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 45 - 69.
FOUCAULT. Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 5º edição. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
OLIVEIRA. Luciano Amaral. Gramsci. In: Estudos do Discurso: perspectivas teóricas. Organização Luciano Amaral Oliveira. 1ª edição, São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 17- 44.
Publicado
2021-06-28