O PISA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA SAÚDE AMBIENTAL, NO AMBITO INTERNACIONAL E NACIONAL

Palavras-chave: Ciências. Ensino. Educação. Qualidade.

Resumo

Este artigo investigou o PISA como instrumento de análise do ensino de Ciências no contexto internacional e nacional, com ênfase nas diretrizes curriculares relacionadas à saúde ambiental. Utilizando o método de análise Integrativa de Revisão da Literatura foram avaliadas as estratégias educacionais e a saúde ambiental nos currículos de cinco países com melhor desempenho no PISA em 2018, e do Brasil. Foi possível verificar que os países bem posicionados no PISA trazem em seus currículos uma relação com a saúde ambiental, porém, a qualidade da formação docente, a formação continuada qualificada, as políticas de valorização da carreira e a modernização e investimento em novas tecnologias também interferem nesses resultados. Pode-se inferir ainda que as questões culturais, econômicas, sociais e políticas de cada país são fatores que precisam ser considerados e que, o Brasil necessita investir nessas questões para melhorar a educação, e consequentemente, sua posição no ranking mundial no PISA.

Biografia do Autor

Letícia Brito de Oliveira Suarte, UFT

Licenciaturas em Ciências Biológicas e Doutoranda PPGCiamb, Universidade Federal do Tocantins. 

Kellen Lagares Ferreira Silva, UFT

Bióloga e Professora Associada, Universidade Federal do Tocantins. 

Carla Simone Seibert, UFT

Bióloga e Professora Associada, Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

ALVES, Maria Tereza G.; XAVIER, Flávia P.; PAULA, TULIO SILVA de.; MIRANDA, Cecília Coutinho. Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2019.
ANUÁRIO BRASISLEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2020. Todos pela Educação. Disponível em https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/456.pdf?1969753478/=&utm_source=content&utm_medium=site-todos. Acesso em 13 set. 2020.
AVALOS-BEVAN, Beatrice. Teacher evaluation in Chile: highlights and complexities in 13 years of experience. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 24, n. 3, p. 297-311, 2018.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Países. 2018. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/ Acesso em: 12 set. 2020.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília. 2014. Disponível http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em 12 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666/15916. Acesso em: 30 mar. 2020.
BRASIL. Relatório Brasil no PISA 2018 Inep/MEC. Brasília: 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020
BRUNDTLAND, Gro Halen. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: ONU, 1987.
BRUNS, Barbara.; LUQUE, Javier. Great Teachers: How to Raise Student Learning in Latin America and the Caribbean. World Bank Document, 2014.
CAPES. Portaria Gab no 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/regulamento/19122019_Portaria_259_Regulamento.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.
CHEN, Chen; LI, Chengcheng; LI, Yawei; LIU, Jingye; MENG, Congshen.; HAN, Jingxiu; ZHANG, Yawei; XU, Dongqun. Short-term effects of ambient air pollution exposure on lung function: a longitudinal study among healthy primary school children in China. Science of the Total Environment, v. 645, n. 7, p. 1014-1020, 2018.
CHEN, Jian; CHEN, Xuzhinan; LIN, Jingchuan. Education in Primary and Secondary Schools in China, v. 350, n. Aermt, p. 164-166, 2019.
CHILE, Ministerio de Educación. Bases Curriculares 7o básico a 2º médio, 2016. Disponível em: https://curriculumnacional.mineduc.cl/614/articles-37136_bases.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
CHILE. Ministerio del Medio Ambiente. Que es el SNCAE? Certificación Ambiental de Establecimientos Educacionales. 2020. Disponível em https://sncae.mma.gob.cl/portal. Acesso em 13 set. 2020.
CHILE. Plan de Acción Nacional de Cambio Climático 2017-2022. Disponível em:https://www.curriculumnacional.cl/614/articles-143476_recurso_pdf.pdf Acesso em: 28 mar. 2020.
CMEC. Council of Ministers of Education, Canada Over 50 years of Pan-Canadian Leadership in Education, 2020. Disponível em: https://www.cmec.ca/en/. Acesso em: 16 abr. 2020.
COPP, Derek. T. Policy incentives in Canadian large-scale assessment: how policy levers influence teacher decisions about instructional change. Education Policy Analysis Archives, v. 25, 2017.
COX, Cristián. Currículo escolar de Chile: génesis, implementación y desarrollo. Revue International de Education de Sevres, v. 56, p. 1-9, 2011.
DUARTE, Jesýs; GARGIULO, Carlos; MORENO, Martin. School Infrastructure and Learning in Latin American Elementary Education: an Analysis Based on the SERCE. Inter-American Development Bank, p. 43, 2011.
EURIDICE. Estonia Overview. Key features of the Educatin System, 2019. Disponível em https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/content/estonia_pt-pt Acesso em: 21 maio 2020.
FAROOQ, Muhammad Umar; SHAHZAD, Umer; SARWAR, Suleman et al.; The impact of carbon emission and forest activities on health outcomes: empirical evidence from China. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, n. 13, p. 12894-12906, 2019.
FORNARI, Liamara Teresinha. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, p. 112-124, 2010.
FREITAS, Fabricio Monte; SILVA, João Alberto; LEITE, Maria Celia Lorea. Diretrizes invisíveis e regras distributivas nas políticas curriculares da nova BNCC. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 857-870, 2018.
GATTI, Bernadete Angelina. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, v. 0, n. 100, p. 33, 2014.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sa. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GONÇALVES, Larissa Cardoso; SILVA, Juliana Lopes da; SILVA, Maurício Almeida da; SILVA, Luziane Miranda; OLIVEIRA, Etiene Fabbrin Pires; SEIBERT, Carla Simone. Desafios do Residência Pedagógica na Educação para Jovens e Adultos (EJA). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-2, p. 22-24, 2020.
HANUSHEK, Eric, A. The Unavoidable: Tomorrow’s Teacher Compensation. Hoover Institution. Stanford University, 2020. Disponível em: http://hanushek.stanford.edu/sites/default/files/publications/Hanushek%202020%20HESI%20teacher%20compensation.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.
HERNANI, Maria de Los Angeles Chávez; GONÇALVES, Etiene Fabrin. A formação de professores no Peru e no Brasil: aproximaciones y diferencias. Educación, v. XXVII, n. 52, p. 26-45, 2018.
JÚNIOR, Luiz Honorato da; AMORIM, Jefferson Gonçalves de. Fatores socioeconômicos que influenciam o desempenho educacional: uma análise dos alunos concluintes da autarquia educacional de Belo Jardim no agreste de Pernambuco. Revista Economia e Desenvolvimento, v. 13, n. 1, 2014.
LEUNG, Frederick K. S. What can and should we learn from international studies of mathematics achievement? Mathematics Education Research Journal, v. 26, n. 3, p. 579-605, 2014.
LEES, Mihkel. Estonian Education System 1990-2016 - reforms and their impact. Estonian Ministry of Education and Research, 2016. Disponível em: http://4liberty.eu/wp-content/uploads/2016/08/Estonian-Education-System_1990-2016.pdf Acesso em: 5 ago. 2020.
LIU, Shujie; XU, Xianxuan; STRONGE, James. The influences of teachers’ perceptions of using student achievement data in evaluation and their self-efficacy on job satisfaction: evidence from China. Asia Pacific Education Review, v. 19, n. 4, p. 493-509, 2018.
MOTIN, Sirlene Donaiski; GONÇALVES, Raquel; CASSINS, Dircela Maria S. de O. et al. Environmental education in the initial teacher training: a mapping of the Brazilian researches in theses and dissertations. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 81-102, 2019.
MORAN, Warren; VOWLES, J.; BLYTH, C. A. New Zealand. Encyclopaedia Britannica. 2020. Disponível em: https://www.britannica.com/place/New-Zealand. Disponível em: 3 ago. 2020.
MURI, Andriele Ferreira. Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do PISA. 2017. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
NEW ZEALAND, Ministry of Education. The New Zealand – Education for sustainability, 2020. Disponível em: https://nzcurriculum.tki.org.nz/Curriculum-resources/Education-for-sustainability. Acesso em: 5 ago 2020.
NEW ZEALAND GOVERNMENT. New Zealand Qualifications Framework (NZQF). 2016. Disponível em: https://www.nzqa.govt.nz/assets/Studying-in-NZ/New-Zealand-Qualification-Framework/requirements-nzqf.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.
OCDE. Pisa 2015 Resultados clave. 2016. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/pisa-2015-results-in-focus-ESP.pdf. Acesso em 24 jun. 2020.
OECD. Better Life Index. Canadá - como vai a vida?, 2008. Disponível em: http://www.oecdbetterlifeindex.org/countries/canada/#:~:text=Canada ranks above the average,civic engagement%2C income and wealth.&text=Some 76%25 of men are,compared with 71%25 of women. Acesso em: 5 ago. 2020.
OECD. Education Policy outlook Estonia. Estonia: 2016. Disponível em: http://www.oecd.org/education/Education-Policy-Outlook-Country-Profile-Estonia.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.
OECD. PISA 2018 Assessment and Analytical Framework. Paris, OECD, 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2018-assessment-and-analytical-framework_b25efab8-en. Acesso em: 7 maio 2020.
ONTÁRIO, Ministry of Education. Teachers. Environmental Education, 2017 Edition. Scope and Sequence of Espectation: the Ontario Curriculum, Gardes 1-8, and the Kindergarten. Disponível em http://www.edu.gov.on.ca/eng/curriculum/elementary/environment.html Acesso em: 12 set. 2020.
ONU. Sustainable Development Goals. Agenda 21. Knowledge Platform.1992. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/index.php?page=view&nr=23&type=400&menu=35. Acesso em: 10 set. 2020.
ORAKÇI, S. An analysis of teacher education systems of Shangai, Hong Kong, Singapore, Japan and South Korea. Asian journal of instruction, v. 3, n. 2, p. 26-43, 2015.
OSMOND-JOHNSON, Pamela.; CAMPBELL, Carol. Transforming an education system through professional learning: developing educational change at scale in Ontario. Educational Research for Policy and Practice, v. 17, n. 3, p. 241-256, 2018.
PARR, Judy; JESSON, Rebeca. Mapping the landscape of writing instruction in New Zealand primary school classrooms. Reading and Writing, v. 29, n. 5, p. 981-1011, 2016.
REPUBLIC OF ESTÔNIA, Ministry of the Environment. Environmental awareness. 2015. Disponível em: https://www.envir.ee/en/environmental-education. Acesso em: 14 maio 2020.
REPUBLIC OF ESTÔNIA, Ministry of Education and Research National curricula. Estonia. 2017. Disponível em: https://www.hm.ee/en/national-curricula-2014. Acesso em: 12 set 2020.
PEOPLE’S REPUBLIC OF CHINA. Ministry of Education. Notice of the Ministry of Education on Issuing the “Educational, Technology Ability, Standards for Primary and Secondary, School Teachers (Trial)”. 2004. Disponível em http://www.moe.gov.cn/srcsite/A10/s6991/200412/t20041215_145623.html. Acesso em: 19 maio 2020. Acesso em 12 set. 2020.
PEOPLE’S REPUBLIC OF CHINA. Ministry of Education.Laws and Policies. China issues new guideline to improve compulsorv education. 2019. Disponível em: http://en.moe.gov.cn/documents/laws_policies/201912/t20191219_412680.html. Acesso em: 12 set. 2020.
PEOPLE’S REPUBLIC OF CHINA. Ministry of Education. Overview of Chinese Education 1 – The development of national education in 2018. Disponível em: http://www.moe.gov.cn/jyb_sjzl/s5990/201909/t20190929_401639.htm. Acesso em: 12 set. 2020.
RIVAS, Axel.; SANCHEZ, Belen. Race to the classroom: the governance turn in Latin American education. The emerging era of accountability, control and prescribed curriculum. Compare: a Journal of Comparative and International Education, v. 00, n. 00, p. 1-19, 2020.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Leidiane Dias; ANGELO, José Adriano Cavalcante; SILVA, Jemima Queiroz. Letramento científico na perspectiva biológica: um estudo sobre práticas docentes e educação cidadã. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 474-496, 2020.
SCHLEICHER, Andreas. Can competencies assessed by PISA be considered the fundamental school knowledge 15-year-olds should possess? Journal of Educational Change, v. 8, n. 4, p. 349-357, 2007.
SOUZA, Daniele Cristina. A visão de professores da área de Ciências da Natureza sobre a educação ambiental e sua relação com a política curricular do Estado de São Paulo, Brasil: algumas contradições. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, v. 1, n. 38, p. 147-166, 2015.
WHO. 9ª Conferencia Mundial de Promoción de la Salud. Shanghai 21-24 Noviembre de 2016, Declaración de Shanghai sobre la promoción de la salud em la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Disponível em https://www.who.int/healthpromotion/conferences/9gchp/Shanghai-declaration-final-draft-es.pdf.pdf?ua=1. Acesso em 13 set. 2020.
YIN, Hongbiao. Implementing the national curriculum reform in China: a review of the decade. Frontiers of Education in China, v. 8, n. 3, p. 331-359, 2013.
TWITCHETTM, Denis; HUCKER, Charles. China. Encyclopaedia Britânica, 2020. Disponível em https://www.britannica.com/place/China. Acesso em: 5 jun. 2020.
ZHANG, Xiao Feng; NG, Ho Ming. An effective model of teacher appraisal: evidence from secondary schools in Shanghai, China. Educational Management Administration and Leadership, v. 45, n. 2, p. 196-218, 2017.
Publicado
2021-07-20
Seção
ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO