O PISA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA SAÚDE AMBIENTAL, NO AMBITO INTERNACIONAL E NACIONAL
Resumo
Este artigo investigou o PISA como instrumento de análise do ensino de Ciências no contexto internacional e nacional, com ênfase nas diretrizes curriculares relacionadas à saúde ambiental. Utilizando o método de análise Integrativa de Revisão da Literatura foram avaliadas as estratégias educacionais e a saúde ambiental nos currículos de cinco países com melhor desempenho no PISA em 2018, e do Brasil. Foi possível verificar que os países bem posicionados no PISA trazem em seus currículos uma relação com a saúde ambiental, porém, a qualidade da formação docente, a formação continuada qualificada, as políticas de valorização da carreira e a modernização e investimento em novas tecnologias também interferem nesses resultados. Pode-se inferir ainda que as questões culturais, econômicas, sociais e políticas de cada país são fatores que precisam ser considerados e que, o Brasil necessita investir nessas questões para melhorar a educação, e consequentemente, sua posição no ranking mundial no PISA.
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