DA CRISE SANITÁRIA À VIOLAÇÃO DE DIREITOS EDUCACIONAIS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Infantil. Covid-19.

Resumo

Este artigo traz um recorte de pesquisa exploratória qualitativa realizada com oito professoras de Educação Infantil com o objetivo de analisar a forma como as educadoras desenvolvem suas práticas, junto às crianças PAEE, durante o distanciamento físico decorrente da pandemia do Covid-19. Os dados obtidos via entrevistas semiestruturadas demonstram que no ensino remoto o contato das professoras com as famílias tem acontecido por meio de plataformas digitais e redes sociais, porém as dificuldades socioeconômicas e de acesso a internet têm impactado negativamente nesta comunicação. As professoras não têm recebido devolutiva das atividades e quando recebem retorno, evidencia-se a incompreensão das famílias sobre o objetivo e organização das propostas pedagógicas da Educação Infantil, que têm o brincar como eixo estruturante. Sobre as crianças PAEE nota-se que a perspectiva inclusiva de educação estruturada de maneira a garantir o direito de acesso e permanência de todos não está sendo contemplada no ensino remoto.

Biografia do Autor

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEES) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Professora Adjunta na Faculdade de Educação (FACED) da  Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Sheila de Quadros Uzêda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Psicóloga no Instituto de Cegos da Bahia. 

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).  Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 

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Publicado
2022-03-09