DA CRISE SANITÁRIA À VIOLAÇÃO DE DIREITOS EDUCACIONAIS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este artigo traz um recorte de pesquisa exploratória qualitativa realizada com oito professoras de Educação Infantil com o objetivo de analisar a forma como as educadoras desenvolvem suas práticas, junto às crianças PAEE, durante o distanciamento físico decorrente da pandemia do Covid-19. Os dados obtidos via entrevistas semiestruturadas demonstram que no ensino remoto o contato das professoras com as famílias tem acontecido por meio de plataformas digitais e redes sociais, porém as dificuldades socioeconômicas e de acesso a internet têm impactado negativamente nesta comunicação. As professoras não têm recebido devolutiva das atividades e quando recebem retorno, evidencia-se a incompreensão das famílias sobre o objetivo e organização das propostas pedagógicas da Educação Infantil, que têm o brincar como eixo estruturante. Sobre as crianças PAEE nota-se que a perspectiva inclusiva de educação estruturada de maneira a garantir o direito de acesso e permanência de todos não está sendo contemplada no ensino remoto.
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